Separação e Divórcio: qual a diferença?

04/10/2016. Enviado por em Família

Os deveres do casamento (fidelidade, por exemplo) e o regime de bens não existem mais, mas apenas com o divórcio pode-se casar novamente.

O texto trata das diferenças e semelhanças entre a separação e o divórcio.

Muitas pessoas ainda têm dúvidas a respeito da existência da separação após a publicação da Emenda Constitucional 66, a qual determinou que não há mais necessidade de a separação ocorrer antes do divórcio.

Não houve revogação expressa do instituto da separação, mas pode-se dizer que este perdeu o sentido quando não há mais a obrigatoriedade de aguardar prazos para que o divórcio seja requerido e decretado.

Os deveres do casamento (coabitação, fidelidade recíproca e mútua assistência) e o regime de bens não existem mais após a separação ou o divórcio, mas apenas com o divórcio pode-se casar novamente.

Antes o casal tinha que aguardar 1 ano após o casamento para requerer a separação. Decretada a separação, judicialmente, o casal separado era obrigado a aguardar, no mínimo, 1 ano para requerer o divórcio.

Hoje se alguém decide terminar o casamento, basta requerer o divórcio independentemente de quando o casamento foi celebrado ou de quando ocorreu a separação de fato (uma das partes deixou o lar de comum acordo ou não, por exemplo).

Se o casal não tiver filhos menores e não houver divergência a respeito da partilha de bens, o divórcio pode ser realizado extrajudicialmente, por meio de Tabelionato de Notas: um procedimento mais rápido em relação ao divórcio judicial.

Havendo filhos menores, o trâmite do divórcio deve ocorrer, obrigatoriamente, no Judiciário, tendo em vista a necessidade da intervenção do Ministério Público.

Se o casal estiver de acordo a respeito das cláusulas do divórcio, o procedimento também não será complicado.

Para entender melhor:

Revogação expressa: cancelamento ou anulação de um texto de lei ou norma, por escrito. O contrário de revogação tácita, a qual é quando não é mais aplicado aquilo que foi dito por uma lei.

Leia também: Manual prático do Divórcio 

 

Assuntos: Comunhão parcial de bens, Comunhão Universal de bens, Direito Civil, Direito de Família, Direito processual civil, Divórcio, Filhos, Guarda compartilhada, Guarda dos filhos, Partilha de Bens, Separação, Separação de bens


Recomendação


Conteúdo Relacionado

Fale com advogados agora

Artigos Sugeridos


Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+