Consórcio de empresas: o que é isso?

25/11/2016. Enviado por em Empresarial

Diferente de um "Grupo de sociedades", o consórcio, apesar de também ser um contrato entre sociedades, restringe-se à conjugação de empresas para a execução de um empreendimento determinado.

O Consórcio de empresas é uma modalidade de contrato de associação empresarial cujos requisitos de validades e efeitos estão expressamente previstos na Lei 6.404/1976, de modo a vincular não apenas as partes, mas também terceiros. Trata-se de um espécie de joint venture (associação de empresas) contratual.

Trata-se de um contrato pelo qual duas ou mais sociedades se obrigam a agrupar esforços e recursos para a realização de um determinado empreendimento (muito utilizada na área de Construção Civil). É, em essência, uma modalidade de "sociedade entre sociedades", com algumas importantes peculiaridades que, entretanto, não chegam a comprometer sua configuração.

Objeto

Diferentemente de um "Grupo de sociedades", que possui um sentido amplo e abrangente em sua formação, além de ser permanente e duradouro, o consórcio, que também é um contrato entre sociedades, restringe-se à conjugação de empresas para a execução de um empreendimento determinado. (Ex: Construção de uma extensão da linha férrea da cidade de Juiz de Fora/MG). Neste caso, o Consórcio irá durar até o término e entrega da obra.

Requisitos:

a) Constituição mediante contrato: como modalidade de contrato de associação empresarial, o consórcio é um contrato plurilateral.

Como espécie de contrato plurilateral, o consórcio admite a entrada e saída de membros sem o comprometimento da relação entre os demais integrantes.

b) Registro do contrato: o texto do artigo 279, da Lei 6.404/1976, determina que "o contrato de consórcio e suas alterações serão arquivados no Registro do comércio do lugar da sua sede, devendo a certidão do arquivamento ser arquivada".

Este requisito é de extrema importância, pois é por seu intermédio que o contrato em questão adquire publicidade e, consequentemente, validade perante terceiros.

Você precisa saber também:

Lojistas: principais direitos e deveres

EIRELI: o que é isso, empresário?

Contratos Sociais: instrumento de planejamento jurídico e de sucesso para sua empresa

Assuntos: Consórcio, Contrato Social, Direito Empresarial, Direito processual civil, Empresa, Questões societárias, Sociedade


Recomendação


Conteúdo Relacionado

Fale com advogados agora

Artigos Sugeridos


Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+