Atraso na entrega do imóvel adquirido na planta ou em construção

01/08/2013. Enviado por

Trata do atraso na entrega do imóvel adquirido na planta ou em construção e suas consequências jurídicas.

Nos artigos anteriores tratamos dos problemas: (a) do transporte aéreo de passageiros (JAN/2013); (b) enfrentados pelos consumidores de planos de saúde (FEV/MAR/ABR/2013); (c) que mais afligem os consumidores de serviços bancários (MAIO/JUN/2013); e demos dicas sobre o antes, o durante e o depois da compra de pacotes de viagens (JUL/2013).

A partir desse artigo passaremos a tratar dos problemas arrostados pelos consumidores ao adquirirem imóveis.

Atualmente, um dos problemas mais frequentes é o atraso na entrega do imóvel adquirido na planta ou em construção.

Em casos que tais, os consumidores têm direito de pleitear a rescisão do contrato, por inadimplemento da construtora - que deverá reembolsá-los dos valores até então pagos corrigidos monetariamente - bem como uma indenização por eventuais perdas e danos (patrimoniais e morais); ou, se não quiser desfazer o negócio, têm direito de pleitear uma indenização pelo tempo de atraso - que normalmente varia de 0,5% (meio por cento) a 1,0% (um por cento) sobre o valor de mercado do bem, por mês de atraso.

Uma importante questão que surge quando se fala de atraso na entrega do imóvel adquirido na planta ou em construção, é a da chamada cláusula de tolerância ou carência, segundo a qual a construtora pode atrasar a entrega por um prazo determinado, comumente de até 180 (cento e oitenta dias), sem qualquer ônus.

Entendemos, assim como os principais órgãos de proteção e defesa do consumidor, que se trata de cláusula abusiva, já que os consumidores não podem atrasar os pagamentos sem ser penalizados com juros e multa, além da correção monetária.

Nos Tribunais, porém, o entendimento sobre esta questão ainda não está pacificado.

Assuntos: Atraso na entrega de imóvel, Compra de imóvel, Consumidor, Direito Civil, Direito do consumidor, Direito imobiliário, Direito processual civil, Imóvel na planta

Comentários


Conteúdo Relacionado

Fale com advogados agora


Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+