5 Argumentos para mudança de guarda do filho

14/06/2016. Enviado por em Família

Não haver prova suficiente de risco ao menor e fato grave à modificação da guarda são motivos que podem ser apresentados quando se deseja a alteração da guarda do filho.

Argumentos para utilizar em sede de defesa de liminar - pedido de ex cônjuge de mudança de guarda.

A mudança de guarda em sede de liminar pode ser contestada com o argumento de que não há prova cabal de situação de risco do menor, que antes da decisão deve ser estabelecido o contraditório e que não existe fato gravo(e) para modificar tal guarda.

Quando a guarda fática está com a genitora e o ex cônjuge requer a mudança de guarda em sede de (como) liminar, alguns argumentos podem ser utilizados para motivar seu pedido de manutenção da guarda:

1º) Que o Requerido não apresentou prova cabal e segura a confortar sua versão de que o menor encontrava-se em situação de risco na companhia materna.

2º) Tal liminar não deve ser acatada, uma vez que antes disso, tem que se estabelecer o contraditório e ser realizado estudo social com o grupo familiar para verificação das condições em que vivem o menor e seus genitores.

3º) A troca de guarda só deve ocorrer liminarmente, quando a gravidade das circunstâncias fáticas (da realidade) a impuserem e assim, a fim de proteger e melhor atender aos interesses da criança.

4º) Não existe motivado receio de dano irreparável ou de difícil reparação, ou muito menos que esteja a ocorrer qualquer risco que justifique o cerceamento (diminuir) do poder familiar da mãe.

5º) Impossibilitada também a guarda compartilhada, uma vez que os genitores não possuem um convívio pacífico e como deve ser observado o melhor interesse da criança, a alternância de lar resta prejudicada ao menor, trazendo-lhe indesejável instabilidade emocional

Para entender melhor:

Em Sede de: no âmbito de; na esfera de. Liminar: decisão que analisa um pedido urgente, mas não fica garantida a mesma resposta até o fim do processo. Prova Cabal: uma prova plena, completa, que mostra o fato por si só. Contraditório: direito da outra parte em responder e se defender do que foi apresentado no processo.

Assuntos: Direito Civil, Direito de Família, Direito processual civil, Família, Filhos, Guarda, Guarda compartilhada, Guarda dos filhos


Recomendação


Conteúdo Relacionado

Fale com advogados agora

Artigos Sugeridos


Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+