3 considerações para você saber qual melhor forma de tributação do lucro

24/11/2015. Enviado por em Empresarial

Qual a melhor forma de tributação do lucro?

Sempre me perguntam qual a melhor forma de tributação do lucro (real x presumido x simples nacional). A resposta é: "não existe receita de bolo". Cada empresa deve fazer os cálculos para descobrir qual será a forma mais vantajosa. Porém existem algumas situações a serem observadas, das quais destaco:

1°) O empresário deve saber qual a sua margem de lucro. Se sua margem de lucro for pequena e até apresentar prejuízo contábil em alguns meses, não há porque você pagar imposto sobre a receita, seja pelo lucro presumido, seja pelo simples nacional.

2°) Não é só a margem de lucro que deve influenciar sua decisão, é preciso observar as restrições de crédito que sua atividade tem para o cálculo do PIS /COFINS, porque você pode economizar no IRPJ e na CSLL e perder no PIS/COFINS.

3°) Considere que a apuração do lucro com base no lucro real requer um controle maior das operações e uma contabilidade atualizada, assim como uma série de obrigações acessórias. Não adianta economizar tributos e levar uma autuação que porá toda a economia feita a perder.

Enfim, o empresário deve ir para a ponta do lápis, levando em conta o comportamento do seu negócio e sua infraestrutura para decidir qual a melhor forma de tributação. Também vale a pena a contratação de um profissional da área para orientação especializada.

Assuntos: Direito Empresarial, Direito Financeiro, Direito Tributário, Empresa, Microempreendedor Individual (MEI), Tributo


Recomendação


Conteúdo Relacionado

Fale com advogados agora

Artigos Sugeridos


Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+