Problemas com o FIES? Saiba o que um estudante precisou fazer para conseguir sua rematrícula

04/11/2015. Enviado por em Consumidor

Em medida liminar, a Justiça Federal acolhe a tese do Escritório e determina rematrícula de Aluno beneficiado pelo FIES

No dia 17 de abril de 2015, o Juiz Federal, Dr. Márcio Martins de Oliveira, ao analisar o Pedido de Liminar patrocinado pelo Escritório Alisson Garcia Adv, determinou que a UNIP (Universidade Paulista) providenciasse a rematrícula do aluno D.B .J. no curso de Engenharia.
 
No caso em questão, a faculdade se recusava rematricular o aluno por que o FIES não repassou os valores das mensalidades conforme previsto no contrato, o que ocasionou enorme transtorno e graves danos ao aluno, pois se viu em situação extremamente difícil, já que estava no penúltimo ano do curso e desde o início era beneficiado pelo FIES.
 
Diante dessa condição, o aluno procurou o Escritório para reaver seu direito e conseguir continuar seus estudos. Foi então que o Dr. Alisson Silva Garcia ingressou com demanda judicial contra a UNIP, CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, FIES, e FNDE objetivando o pagamento de danos morais e materiais e em liminar requerendo a imediata rematrícula do aluno.
 
É um absurdo a forma com que o Governo Federal vem tratando os estudantes em todo Brasil. Sob o simples argumento de "crise" o Estado Brasileiro tem causado um verdadeiro "estrago" na educação, em especial no ensino superior. Muitas vezes, o aluno beneficiário do FIES se vê em situação extremamente sem saída, não consegue acesso, nem tampouco informações no site, procura a Caixa Econômica Federal e eles dizem que o problema é da universidade, quando o aluno volta na universidade ele dizem que o problema é da Caixa, e fica nesse jogo de empurra-empurra e assim o maior prejudicado é o aluno que não pode estudar.
 
Perante essa situação foi necessária a intervenção do Poder Judiciário Federal, que, de plano, após a distribuição do pedido liminar, fez publicar sua decisão, da seguinte forma:
(…)
Vistos.
Concedo os benefícios da assistência Judiciaria.
A antecipação dos efeitos da tutela tem na constatação da verossimilhança das alegações ou da prova inequívoca do direito um de seus requisitos legais, de modo que o esperado que aquele que requer a medida liminar se desincumba a contendo no sentido de convencer sobre a presença da referida condição. Da narrativa contida na petição inicial e das provas documentais apresentadas, a controvérsia resume-se ao repasse das verbas referente ao empréstimo estudantil (FIES), conforme contrato celebrado entre o autor, o FNDE, representada pela CEF, em 09.05.2014 (fls 02/03 do anexos). Em razão disso, constato a verossimilhança nas alegações da parte autora, estas relativas à celebração do contrato com a CEF, e, à vista do dano inerente ao fato de não se ver matriculado no curso de engenharia mecânica no ano de 2015 da ASSOCIAÇÃO UNIFICADA DE ENSINO RENOVADO OBJETIVO – UNIP, DEFIRO A ANTECIPAÇÃO DOS EFEITOS DA TUTELA para o fim de determinar à ré UNIP a rematricular o autor. Assim, DEFIRO A ANTECIPAÇÃO DOS EFEITOS DA TUTELA para o fim de determinar que seja expedido oficio ao FNDE, a UNIP e a CEF para tomarem as providencias cabíveis ao cumprimento e regularização do contrato celebrado com a parte autora em 09.05.2014, no prazo de 10 (dez) dias. Oficie-se as rés, com urgência, para que deem cumprimento cabal e efetivo a esta ordem judicial, sob pena de arcar com multa diária de R$ 100,00 (cem reais), sem prejuízo da exasperação, se persistente a mora no cumprimento desta medida liminar. As rés deverão apresentar provas que dispõem sobre os fatos, já que, uma vez sob sua guarda, passa a ser seu o ônus processual em apresenta-las.
 
São Bernardo do Campo, 17 de abril de 2015.
 
MARCIO MARTINS DE OLIVEIRA
 
JUIZ FEDERAL
 
 (…)
 
Imagem: alamobasement

Assuntos: Benefícios educacionais (ProUni, FIES e outros), Direito Civil, Direito Financeiro, Direito processual civil, Direito Público, Faculdade, FIES, Prestação de Serviços


Recomendação


Conteúdo Relacionado

Fale com advogados agora

Artigos Sugeridos


Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+