A proibição do reajuste da mensalidade de plano de saúde do idoso

09/08/2013. Enviado por

A mensalidade do plano de saúde das pessoas com 60 anos ou mais não pode ser reajustada

Uma das disposições do Estatuto do Idoso (Lei n. 10.741/2003) veta o aumento das mensalidades de planos de saúde, em razão da mudança de faixa etária, daquelas pessoas com 60 anos ou mais.

Como o Estatuto só entrou em vigor em 2004, há uma corrente defendendo que a proibição que ele prevê só deve se aplicar aos contratos firmados a partir de 2004, esse é o posicionamento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por exemplo.

Entretanto, a jurisprudência, inclusive o Superior Tribunal de Justiça, vem se posicionando no sentido de que a Lei n. 10.741/2003 deve ser aplicada a todos os contratos de plano de saúde, segundo essa corrente, o aumento das mensalidades de plano de saúde dos usuários com 60 anos ou mais é proibido para todos os contratos tenham sido eles assinados após 2004 ou antes.

Dessa forma, a pessoa com 60 anos ou mais que tenha sua mensalidade do plano de saúde aumentada em razão da faixa etária pode procurar a justiça requerendo a suspensão do aumento, com base no Estatuto do Idoso, postulando, inclusive, pelo reembolso dos valores que tenha pago a mais em decorrência do aumento irregular.

Assuntos: Cobrança, Consumidor, Direito Civil, Direito do consumidor, Direito processual civil, Plano de saúde, Reajuste do plano de saúde

Comentários


Conteúdo Relacionado

Fale com advogados agora


Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+