Vão ter novas regras para o cálculo da Aposentadoria?

18/11/2016. Enviado por em Aposentadoria

A proposta de alterações na legislação previdenciária, inicialmente, pretende mudanças na fórmula de cálculo das aposentadorias por tempo de contribuição.

Reforma da Previdência Social: novas regras para o cálculo da Aposentadoria.

Recentemente, a mídia tem publicado notícias sobre as possíveis alterações com a Reforma da Previdência Social, que, provavelmente, se aproxima. Assim, a proposta de alterações na legislação previdenciária, inicialmente, pretende mudanças na fórmula de cálculo das aposentadorias por tempo de contribuição.

A ideia de Reforma Previdenciária, que será encaminhada ao Congresso Nacional, é a de criação de uma parcela principal, somada a uma parcela acessória do coeficiente de cálculo das Aposentadorias. Ou seja, haverá a incidência de 50% sobre o Salário de Benefício e a este valor será somado 1% para cada ano completo de contribuições.

Provavelmente, o cálculo do Salário de Benefício permanecerá o mesmo trazido pela Reforma da Previdência que ocorreu com a Lei nº. 9.876/1999, a mesma lei que instituiu o Fator Previdenciário.

No entanto, não há ainda informações concretas de como será realizado o cálculo do Salário de Benefício e, se haverá ou não, extinção do Fator Previdenciário, já que ocorrerá a redução do coeficiente de cálculo. Ainda, há previsão de que seja estabelecida uma idade mínima para que o segurado tenha a concessão de Aposentadoria, com a probabilidade que esta seja fixada em 65 anos.

O texto da proposta de Reforma pode estar fechado e ainda depende de consenso sobre as regras de transição para quem tem mais de 50 anos. Por isso, a relevância do planejamento previdenciário aos trabalhadores é crescente, para que tenham uma segurança maior na fase de idade avançada, com a obtenção de uma aposentadoria mais digna.

Bruno Ferreira Silva, Advogado, especialista em Direito Previdenciário e Acidentário.

Você precisa saber também:

Contas de FGTS: quando é possível a revisão?

Revisão da Vida Inteira: o que é isso?

Aposentadoria Especial: o empregado precisa ser demitido?

Assuntos: Aposentadoria, Aposentadoria por tempo de contribuição, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Direito previdenciário, Direito processual civil, Direitos trabalhistas, Fator Previdenciário, FGTS, Previdência


Recomendação


Conteúdo Relacionado

Fale com advogados agora

Artigos Sugeridos


Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+