Planos de saúde: principais conflitos

22/12/2014. Enviado por

Diversos conflitos são submetidos ao Judiciário por consumidores de planos de saúde insatisfeitos com as negativas das operadoras. Conheça a opinião dos tribunais a respeito dos seguintes temas.

Diversos conflitos são submetidos ao Judiciário por consumidores de planos de saúde insatisfeitos com as negativas das operadoras. Conheça a opinião dos tribunais a respeito dos seguintes temas:

Cirurgia de redução de estômago: Muitos pedidos são negados sob o argumento de que os pacientes não se submeteram a tratamentos conservadores (dietas, exercícios, remédios etc.) ou não cumpriram prazos de cobertura parcial temporária. Caso a obesidade seja grave ou mórbida a ponto de colocar em risco a vida e a saúde da pessoa, os tribunais vêm acolhendo pedidos para realização das cirurgias, além de cobrir cirurgias posteriores para retirada de pelé.

Reajustes abusivos: A variação das mensalidades em valores exorbitantes cria situação de desequilíbrio na relação contratual proporcionando enriquecimento sem justa causa das operadoras de planos de saúde.

Marca-passo: Muitos contratos antigos (celebrados antes da vigência da Lei9.656/1998) excluem o marca-passo da cobertura assistencial. Porém, a exclusão é considerada abusiva vez que compromete o tratamento cardiológico. Medicamentos de última geração: É assegurado o fornecimento de medicamentos orais, de ultima geração, para pacientes vítimas de câncer e outras doenças graves. Stent: Trata-se de prótese indispensável ao ato cirúrgico, com a finalidade de evitar intervenção mais grave no paciente.

Prótese peniana: Pacientes que se submeteram a cirurgia de prostatectomia radical (retirada total da próstata) têm direito a colocação do artefato.

Limitação de sessões de quimioterapia, psicologia e RPG: Não podem as operadoras restringir os tratamentos continuados sob o argumento de falta de previsão contratual, desde que haja justificativa médica ou do profissional responsável pela condução do caso.

Problemas com atendimento: Dificuldades para marcação de consultas, realização de exames e cirurgias devem ser objeto de reclamação perante a Agência Nacional de Saúde Suplementar (08007019656).

Assuntos: Benefícios, Consumidor, Direito Civil, Direito do consumidor, Direito processual civil, Doença, Plano de saúde, Saúde

Comentários


Conteúdo Relacionado

Fale com advogados agora


Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+