Plano de saúde: dificuldade para marcação de consultas, procedimentos e exames

28/11/2013. Enviado por

Trata dos direitos dos consumidores quando da marcação de consultas, procedimentos e exames pelo plano de saúde.

Segundo o Cadastro de Reclamações Fundamentadas do PROCON-SP (Exercício 2012), uma das principais reclamações dos consumidores de planos de saúde foi a dificuldade para marcação de consultas, procedimentos e exames.

As operadoras de planos de saúde, porém, devem garantir o acesso do consumidor aos serviços e procedimentos definidos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, nos prazos máximos previstos no art. 3º da Resolução Normativa - RN n. 259/11 da ANS.

Exemplificativamente: uma consulta básica (pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia) deve ser marcada em até 7 (sete) dias úteis; uma consulta nas demais especialidades médicas, em até 14 (quatorze) dias úteis; procedimentos de alta complexidade, em até 21 (vinte e um) dias úteis; urgência e emergência, de imediato.

Caso entre em contato com prestadores da rede assistencial e não consiga marcar uma consulta, procedimento ou exame dentro dos prazos máximos, o consumidor deve contatar a operadora do plano de saúde para que ela lhe dê uma alternativa.

Se a operadora do plano de saúde não lhe der uma alternativa - lembrando que, para fins de cumprimento dos prazos, será considerado o acesso a qualquer prestador da rede assistencial, habilitado para o atendimento no município onde o consumidor o demandar e, não necessariamente, a um prestador específico escolhido pelo consumidor - o consumidor pode fazer uma denúncia à ANS, que poderá impor sanções administrativas, bem como pleitear judicialmente que ela cumpra a obrigação e que lhe indenize os danos materiais e morais eventualmente suportados.

Assuntos: Consumidor, Direito Civil, Direito do consumidor, Direito processual civil, Negativa do Plano de Saúde, Plano de saúde

Comentários


Conteúdo Relacionado

Fale com advogados agora


Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+