Insalubridade X Periculosidade

25/07/2012. Enviado por

Diferença básica entre Insalubridade e Periculosidade

Para quem acha que esses adicionais são praticamente a mesma coisa, estão equivocados, mas embora diferentes, eles não podem ser cumulativos.

O adicional de insalubridade é um direito que deve ser concedido a todos os empregados que trabalhem expostos a agentes nocivos à saúde.

Segundo a CLT, em seu art. 189, a atividade considerada insalubre, é aquela que o trabalhador é exposto a agentes nocivos à saúde acima dos limites dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), este limite é estabelecido através de sua Norma Regulamentadora (NR) 15, onde estabelece 3 níveis de grau nocivo, para ser aplicado no adicional: Mínimo – 10%, Médio – 20% e Máximo – 40%. (NR15 - http://www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/nr_15.pdf)

Já o adicional de periculosidade é um direito que deve ser concedido a todos os empregados que trabalhem em locais que expõem ao obreiro risco de sofrer algum acidente, ferimentos ou de morrer.

De acordo com a CLT, art. 193, são consideradas atividades perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), aquelas que impliquem contato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado. Neste caso não há diferentes grau, o adicional sempre será de 30%.

 

 

 

Assuntos: Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direitos trabalhistas, Insalubridade, Periculosidade, Trabalho

Comentários


Conteúdo Relacionado

Fale com advogados agora


Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+