Fashion Law - Direito da Moda

05/09/2016. Enviado por

Nova tendência do mercado da moda, entenda o que é o Fashion Law.

Inicialmente, vale esclarecer que moda compreende todos os processos da indústria têxtil, desde a produção de tecidos, passando pela criação de designs exclusivos, a confecção e comercialização das peças, incluindo o processo de fabricação de calçados e acessórios (óculos, relógio, joias, bolsas, etc.).

O mercado da moda vem exercendo notória influência sobre a economia mundial, sendo que o Brasil possui o quarto maior parque produtivo de confecção do mundo e apresenta dados cada vez mais representativos no cenário da moda.

Em 2014, segundo o Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, criado pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o faturamento da cadeia têxtil e de confecção somou USD 53,6 bilhões, a produção chegou a 6 bilhões de peças (entre vestuário, cama, mesa e banho), gerou 1,6 milhão de empregos diretos e 8 milhões se adicionarmos os indiretos, dos quais 75% são de mão de obra feminina, além de ser o segundo maior gerador do primeiro  emprego.

Assim, nota-se que o setor é poderoso, movimenta com números expressivos o PIB nacional e é um grande gerador de emprego e renda. Contudo, como nos outros setores que movimentam a economia, no mundo fashion também acontecem litígios e processos ligados as diferentes camadas do setor, envolvendo diversas áreas do direto.

Verificando a importância do mercado da moda, bem como o crescimento de litígios os envolvendo, em New York, EUA, cidade que abriga uma das mais importantes semanas da moda do mundo, nasceu o conceito do Fashion Law, que se profissionalizou na Fordham Law School na mão da pioneira Susan Scafidi

Mas afinal o que é Fashion Law?

Insta esclarecer inicialmente que o Fashion Law ou Direito da Moda em português, não é um novo ramo do direito, mas sim a especialidade jurídica que aborda questões legais normalmente enfrentadas por empresas e designers de moda.

Assim, entende-se que o Fashion Law é aplicação de várias áreas do Direito (Civil, Contratual, Consumidor, Trabalhista, Tributária, Propriedade Intelectual, entre outras) focadas e voltadas para o mercado da moda. Para isso é necessário entender as peculiaridades e funcionamento desse mercado.

No Brasil, o Fashion Law é promissor e promete ser uma tendência do mercado, pois em decorrência do aumento de demandas judiciais e dificuldades do mercado, empresários e designers da moda tem percebido que para o sucesso do negócio é fundamental contar com assessoria e consultoria jurídica, com profissionais altamente capacitados e com expertise na moda.

Os profissionais que atuam no Fashion Law lidam com os mais variados desafios, representando desde pequenas lojas, designers, fabricantes, até agências de modelos, blogueiras, fotógrafos e modelos.

Assuntos: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito do consumidor, Direito do Trabalho, Direito Tributário

Comentários


Conteúdo Relacionado

Fale com advogados agora


Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+