Assédio Moral do Trabalho

27/06/2012. Enviado por

O Assédio Moral no ambiente de trabalho é a exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho. É mais comum nas relações hierárquicas entre chefes diretos e seus subordinado

O assédio moral desestabiliza a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o muitas vezes a desistir do emprego, ou então ficar exposto a constantes agressões pela dependência financeira.

Este tipo de agressão é silencioso, o agressor determina, por exemplo, ao subordinado tarefas com dimensões ou prazos impossíveis de serem cumpridos, ou então ocorre o isolamento do trabalhador, onde nenhum tipo de tarefa lhe é mais solicitada, tarefas que antes lhe eram atribuídas constantemente; este tipo de atitude do agressor afeta o relacionamento do trabalhador com os demais colegas de trabalho e também causa interferências na relação familiar; podendo levar a vítima a sofrer de depressão e outras doenças psicológicas.

Recentemente na França vários trabalhadores, vítimas de assédio moral, em razão de constantes cobranças exacerbadas de produtividade cometeram o suicídio, causando grande comoção mundial e imediatas alterações no quadro diretivo da empresa.

No entanto, a pressão saudável no ambiente de trabalho, com chefes conscientes, em um mundo competitivo como o atual não pode nem deve ser taxada como assédio, o que não se pode admitir é o tratamento degradante que muitas empresas, veladamente, deixam seus representantes dispensarem a seus colaboradores.

O art. 483 da CLT autoriza o trabalhador a postular em juízo as indenizações correspondentes às violações do contrato, por descumprimento, por parte do empregador, podendo, também, acumular outros pedidos indenizatórios resultantes da relação de trabalho, por exemplo, a indenização a que está obrigado, quer resultante de dano moral ou em caso de infortúnio ao trabalhador, como previsto pelo art. 7º, inciso XXVIII da CF/88.

 

Aparecida M. da Silva

OAB/SP 246.646

 

 

Assuntos: Ambiente de trabalho, Assédio moral, Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direitos trabalhistas, Trabalho

Comentários


Conteúdo Relacionado

Fale com advogados agora


Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+