Alvará judicial decorrente de falecimento

27/08/2015. Enviado por

Trata-se de elencar os casos em que é possível solicitar alvará judicial mediante autorização do juiz afim de transferência de veículo, saque em contas bancárias etc, em decorrência de falecimento.

No direito processual civil brasileiro o pedido de alvará judicial é cabível quando o requerente, ou requerentes, necessitem que o juiz intervenha em uma situação, eminentemente privada, com escopo de autorizar a prática de um ato.

Para o caso de alvará decorrente de falecimento, geralmente não há réu para esse tipo de ação, porém, pela formalidade o de cujus (falecido) quem permanece no polo passivo da demanda, já que o objetivo é unicamente a obtenção de uma autorização.

Abaixo relação dos casos mais comuns para solicitação de alvará judicial:

  • Autorização para levantamento do FGTS e PIS de pessoa falecida, tornando desnecessária a inclusão do pedido em inventário, conforme disposto na Lei 6.858/1980.
  • Também para quantias em conta corrente, caderneta de poupança, de pessoas falecidas que não deixaram outros bens.
  • Autorização para transferências de veículos.

A expedição do alvará costuma ser simples e rápida, condicionada a toda documentação regular, devendo sempre respeitar a ordem de sucessão hereditária, mencionados no artigo 1.829 e seguintes do Código Civil Brasileiro.

Caso o de cujus possuía imóveis e outros bens a partilhar que não os relacionados acima, faz-se necessário a partilha de bens mediante inventário. Atenta-se também que, se já não houver testamento, que pode ser obtido, por meio da certidão negativa de testamento.

Além da justiça comum, é possível ingressar com o pedido de alvará judicial na justiça especializada, por exemplo, na justiça trabalhista, no caso em que o empregado falece e é necessário que a empresa pague as verbas rescisórias e libere o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).  

Para esse caso, importante ter em mãos o extrato de dependentes habilitados junto ao INSS ou nomeação do autor como inventariante, com esse documento que o juiz verificará a legitimidade do autor para recebimento dos haveres rescisórios do empregado falecido.

Assuntos: Administrativo, Alvará, Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Direito Administrativo, Direito Civil, Direito no trânsito, Direito processual civil, Transferência de Veículo

Comentários


Conteúdo Relacionado

Fale com advogados agora


Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+