Serasa atribui pontuação ao bom e mau pagador

18/10/2013. Enviado por

Produto fornecido pela Sarasa ao mercado de consumo, atribui pontuação ao consumidor levando em consideração seu histórico de crédito, o taxando como bom ou mau pagador.

Atualmente, algumas pessoas tem tido problemas para aquisição de crédito na praça mesmo com seu nome “limpo”, sem restrições financeiras em seu CPF.

Bem verdade é que o consumidor fica sem saber o motivo da negativa de crédito, pois não há restrições em seu nome acreditando que somente isso bastava para se conseguir um cartão de crédito, abrir um crediário, financiamento, etc.

Isso ocorre por conta de um produto fornecido pela Serasa aos lojistas, chamado de “Concentre Scoring”.

O “Concentre Scoring” é uma ferramenta para auxiliar o lojista na tomada de decisões quanto a dar crédito ou não ao consumidor.

De acordo com a descrição no site da Serasa, o “Concentre Scoring” é um produto baseado em meras estatísticas, informações sem fundamento, traçando perfis semelhantes das pessoas e considerando seu histórico de crédito, atribuindo pontuação que tem uma escala de 0 a 1000 dando base ao lojista se esse consumidor será um bom ou mau pagador.

Com isto, se a Serasa atribui uma pontuação perto de 0 o consumidor será considerado como um provável inadimplente, todavia, se estiver perto de 1000 será considerado bom pagador.

Resumindo, o consumidor mesmo com o nome limpo não consegue o crédito, pois foi inserido ilegalmente num cadastro sigiloso e obscuro, sem ao menos ser notificado dessas informações pessoais que são repassadas sem sua autorização.

Tal cadastro é totalmente vedado pelo Código de Defesa do Consumidor e aquele que se sentir prejudicado por essa prática procure um advogado para buscar no judiciário, reparação dos danos causados e para que a Serasa pare de repassar tais informações que impedem ou dificultam a aquisição de crédito.

Caso queira saber mais sobre essa pontuação, procure algum estabelecimento que fornece consulta de SCPC e Serasa requerendo a consulta pelo "Concentre Scoring".

Assuntos: Consumidor, Direito Civil, Direito do consumidor, Direito processual civil, Dívidas, Nome sujo, SPC, Serasa ou outros órgãos de proteção ao crédito

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