Saiba como impedir seu plano de reajustar a sua mensalidade por mudança de faixa etária

29/11/2012. Enviado por

Saiba como agir quando seu plano de saúde faz um reajuste indevidamente por mudança de faixa etária, isso é ilegal e você tem como impedí-lo.

O Estatuto do Idoso, Lei 10741/03, em seu artigo 15, parágrafo 3, proíbe expressamente o reajuste da mensalidade do segurado por mudança de faixa etária, veja:


Artigo 15, § 3 - É vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.

Porém as seguradoras ignoram a lei e cometem essa prática abusiva diariamente, eu mesma, estou com algumas ações em andamento sobre o tema, mas infelizmente ainda são poucas as pessoas que lutam pelos seus direitos, por isso, compensa para as seguradoras de saúde continuarem a infringir a lei.

O entendimento é unânime nesse sentido, por existir lei específica que regulamenta o assunto, já tendo chegado ao STJ.

As seguradoras alegam em sua defesa que só aplicam a regra aos contratos celebrados antes da vigência da lei, ou seja, antes de janeiro/04, mas tal argumento não procede, ainda assim, mesmo aos que celebraram o contrato antes de sua vigência tem o seu direito garantido, se mudarem de faixa etária após janeiro/04, por ter a lei efeito imediato.

Além do Estatuto do Idoso, também se aplica o Código de Defesa do Consumidor por se tratar de relação de consumo.

Nesse caso cabe entrar com ação pedindo a devolução em dobro do total pago a maior pelo idoso, cabe pedir a revisão contratual para que o valor da mensalidade seja cobrado de forma correta de acordo com os índices estipulados pela ANS, e ainda cabe pedir indenização por dano moral.

Portanto, você é quem decide se quer continuar pagando mais indevidamente ou se quer ver seu direito sendo aplicado e pagar a quantia justa e devida.

Dra. Adriana Leal Brigagão

Assuntos: Cobrança, Consumidor, Direito Civil, Direito do consumidor, Direito processual civil, Plano de saúde

Comentários


Conteúdo Relacionado

Fale com advogados agora


Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+