A importância do preposto na Audiência Trabalhista

25/04/2013. Enviado por

Dicas para escolha e atuação de preposto em Audiência Trabalhista.

Ressaltado novamente que meu interesse no blog é postar algumas dicas para empresas no que tange ao setor trabalhista, e o tema escolhido de hoje é a representação das empresas em audiência.

O preposto é sem dúvidas, uma figura fundamental na audiência trabalhista. A escolha de um bom preposto direciona a defesa das empresas, sendo esta nomeação determinante. O representante da empresa deve um empregado que tenha conhecimento dos fatos e que realmente esteja por dentro do funcionamento da firma. Preste atenção, eu disse: empregado! O preposto, com exceções legais, deve ser obrigatoriamente um funcionário da empresa reclamada, que deverá ir à audiência portando sua CTPS e na minha opinião, de farda. Logo, nada de mandar “qualquer um”.

O preposto deve ter em mente, que a sua presença é obrigatória e todo e qualquer cuidado é pouco. O preposto estará no Fórum Trabalhista com uma missão e não a passeio, assim, o representante deverá estar atento a toda movimentação pré e em audiência. Sempre alerto meus prepostos de sempre chegar pelo menos 20 minutos de antecedência, procurar localizar a audiência no telão/porta da Vara do Trabalho, além de sempre estar próximo da porta da sala de audiência e do reclamante, caso não exista mal estar entre as partes. Também gosto de alertar que a ausência deles em audiência reputa revelia, enquanto a do reclamante um mero arquivamento.

O preposto é o principal aliado da empresa na hora da sua defesa perante a Justiça do Trabalho, devendo ver, de preferência um empregado do setor de RH, já acostumado com rotinas trabalhistas, devendo ser deixada às testemunhas a obrigatoriedade de ter trabalhado diretamente com o reclamante. Geralmente, é o preposto que localiza toda a documentação e faz o relatório da vida do reclamante dentro da empresa, logo, fica evidente a preferência por um funcionário do setor de recursos humanos da empresa.

Outro ponto  igualmente importante: Traje. Sério, pode parecer bobagem falar, mas o Fórum é um ambiente bastante formal e deve ser respeitada a solenidade da ocasião, portanto, mais prudente que o preposto vá de farda para audiência. Da mesma forma, respeitando a dignidade do evento, nada de gíria. O preposto responde pela empresa e você, empresário, certamente não quer uma pessoa que responda ao juiz com gírias ou de forma inadequada, certo?

Portanto, empresas, a escolha de um preposto é importante ponto na hora da defesa trabalhistas, assim, muito cuidado.

 

Assuntos: Ação trabalhista, Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direitos trabalhistas, Preposto, Trabalho

Comentários


Conteúdo Relacionado

Fale com advogados agora


Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+