Sobre honorários advocatícios.

07/07/2013. Enviado por

Limitação ou parâmetros de intervenção judicial em redução de honorários advocatícios convencionais.

Justiça nega honorários acima do permitido e leva advogados ao MP.

Vi o artigo acima titulado publicado em site especializado em Direito e elaborei o seguinte artigo, a fim de mostrar a INCONVENIÊNCIA de FALTA DE CRITÉRIOS que não raro os Juízes utilizam para decidir a respeito de Honorários Advocatícios. Eles insistem em utilizar, em SUCUMBÊNCIA PROCESSUAL, o "VALOR DA CAUSA", quando deveriam utilizar "O VALOR DA CONDENAÇÃO. E, ainda assim, quando o Código de Processo Civil fala em mínimo de 10 e máximo de 20% sobre o valor da condenação ou em arbitramento em hipótese de causa de valor inestimável, etc; refere-se aos honorários SUCUMBENCIAIS; quando a Lei 8906/94 fala em tabela de honorários advocatícios, fala também, no art. 22  que "A prestação de serviço profissional assegura aos inscritos na OAB o direito aos HONORÁRIOS CONVENCIONADOS (LEIA-SE: CONTRATADOS livremente PELO CONSTITUINTE E PELO CONSTITUÍDO), aos fixados por arbitramento judicial e aos de sucumbência."

Logo, cabe aos Juízes, atendendo o disposto no art. 21 do CPC fixarem os honorários advocatícios atinentes à sucumbência da parte perdedora de uma demanda. Não existe dispositivo lega que autorize Juiz intervir em Contrato de Prestação de Serviço e Convenção de Honorários Advocatícios entre a parte e seu Constituinte, sabendo-se principalmente que as Tabelas de Honorários estabelecidas pela OAB direcionam-se aos valores MÍNIMOS a serem obedecidos pelos Advogados, em homenagem à Dignidade, Prestígio e Relevância da Instituição da Advocacia.

Vejo Colegas reclamando, com razão, de Juízes que interferem amiúde em honorários sucumbenciais  aquém do mínimo previsto no CPC, desprezando-se até a base de cálculo do "valor da condenação", para incidí-los sobre "valor da causa" que, não raro, são atribuídos defasadamente e não sofrem fixação nas sentenças para aproximar-se ao valor real e efetivo de um bem da vida em litígio.

O que se precisa entender é que os honorários advocatícios são destinados a manter o CUSTO OPERACIONAL da profissão de CUSTO ELEVADÍSSIMO, a RENDA ALIMENTAR do Advogado, nem sempre compreendidos por juízes de outros pensamentos reticentes a entender o sacrifício enorme que a Advocacia impõe aos Advogados. Nenhum Advogado opina em desmerecimento de Vencimentos de Magistrados, mesmo em relação aqueles de baixa produtividade de trabalho.

Assuntos: Advogado, Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direitos trabalhistas, Honorários advocatícios, Salário, Trabalho

Comentários


Conteúdo Relacionado

Fale com advogados agora


Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+