Prazo de prescrição do dano moral por inscrição indevida em cadastro de mau pagador é de 10 anos

09/08/2013. Enviado por

É de 10 anos o prazo prescricional para ajuizamento de ação indenizatória por inscrição indevida em cadastro de mau pagador.

É de 10 anos o prazo prescricional para ajuizamento de ação indenizatória por inscrição indevida em cadastro de mau pagador. Frise-se que esse prazo vale quando a inscrição irregular foi resultado de uma violação contratual, ou seja, obrigações e deveres contratuais foram descumpridos.

Acaso não exista uma relação contratual entre os envolvidos, então, o prazo é de 3 anos, aplicando-se o art. 206, § 3º, V, do CC/2002, que trata da prescrição de indenização por responsabilidade civil extracontratual. 

Essa diferença se dá, pois nenhum daqueles prazos prescricionais previstos no CC/2002 trata da reparação civil resultante de relação contratual, sendo assim, incide a prescrição de 10 anos, aplicada quando a lei não fixa prazo menor.

É esse o entendimento da 4ª Turma do STJ, que entendeu ainda que o prazo prescricional começa a contar da data em que o consumidor toma ciência do dano e seus efeitos, no caso, quando ele toma conhecimento da inscrição indevida.

Assuntos: Consumidor, Danos morais, Direito do consumidor, Direito processual civil, SPC, Serasa ou outros órgãos de proteção ao crédito

Comentários


Conteúdo Relacionado

Fale com advogados agora


Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+