Atraso e cancelamento de voo, e preterição de embarque.

04/03/2013. Enviado por

Trata dos direitos do consumidor de transporte aéreo de passageiros em caso de atraso e cancelamento de voo, e preterição de embarque.

São notórios os problemas do transporte aéreo de passageiros, principalmente o atraso e o cancelamento de voo, e a preterição de embarque (p.ex. overbooking).

Em tais casos, além do direito básico à informação adequada e clara, os consumidores têm direito à assistência material gratuita, gradualmente: a partir de 1 hora de atraso, tem-se direito à comunicação (p.ex. internet, telefone); a partir de 2 horas de atraso, à alimentação; e, a partir de 4 horas de atraso, à acomodação ou hospedagem e transporte.

Quando o atraso do voo for superior a 4 horas e nos outros casos, a empresa aérea deve oferecer aos consumidores, além da assistência material, opções de reacomodação (remarcação do voo, sem custo, para data e horário da conveniência dos consumidores; ou embarque no próximo voo da mesma empresa ou de outra empresa aérea, para o mesmo destino, sem custo, se houver disponibilidade de lugares) ou reembolso (valor da passagem aérea, incluindo a tarifa de embarque).

Para fazer valer tais direitos, os consumidores devem dirigir-se ao balcão da companhia aérea. Caso esses direitos não sejam respeitados, podem registrar reclamação na ANAC, que pode aplicar sanções administrativas à companhia aérea.

Independentemente de a assistência material ter sido ou não prestada, os consumidores também têm direito à efetiva reparação dos danos patrimoniais e morais eventualmente suportados, a qual deve ser buscada na Justiça. Alguns aeroportos já contam com Juizados Especiais, com o objetivo de prevenir problemas e buscar a conciliação nos conflitos entre companhias aéreas e consumidores.

Assuntos: Atraso de voo, Consumidor, Direito Civil, Direito do consumidor, Direito processual civil

Comentários


Conteúdo Relacionado

Fale com advogados agora


Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+