Substituição obrigatória dos extintores veiculares em 2015

19/12/2014. Enviado por

Em 2015 será obrigatório o porte do extintor ABC, em substituição ao tipo BC. A exigência visa à maior segurança do motorista.

Informação de suma importância a todos os motoristas brasileiros: a partir de janeiro de 2015, os veículos automotores só poderão circular equipados com extintores de incêndio com carga de pó ABC.

A Resolução nº 333/2009 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN alterou o artigo 8º da Resolução n.º 157/2004 para exigir a substituição gradativa dos extintores de incêndio com carga de pó BC por carga de pó ABC, tornando passível de multa a não substituição, que seria obrigatória a partir de janeiro deste ano mas foi adiada por noventa dias.

O antigo pó para extinção de incêndio BC, à base de bicarbonato de sódio, não adere à superfície, servindo apenas para líquidos inflamáveis e energia elétrica.

Extintores de Pó ABC são usados para a extinção de todas as classes de incêndio, como líquidos inflamáveis, componentes elétricos e materiais como madeira, papel, borracha e etc. Assim, o motorista estará mais seguro com o seu porte.

De acordo com o Artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o extintor é de uso obrigatório nos veículos automotores, elétricos, reboque e semirreboque.

Conduzir o veículo sem equipamento obrigatório, ou estando ineficiente ou inoperante, a infração é considerada grave, segundo o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro. A penalidade gera multa de R$ 127,69, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do proprietário do veículo, além de medida administrativa – retenção do veículo para regularização.

Assuntos: Carteira de motorista, Direito no trânsito, Direito Penal, Trânsito

Comentários


Conteúdo Relacionado

Fale com advogados agora


Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+