4 lições de grandes escritórios de advocacia para se inspirar

18/11/2015. Enviado por em Advogado

Advogado(a), 4 táticas praticadas por grandes escritórios de advocacia para inspirar seu trabalho

Partindo do pressuposto de que, seja em tempos de prosperidade ou de crise, os advogados sempre serão profissionais bastante requisitados, não é de se espantar o aumento no número de escritórios de advocacia pelo mundo afora. E como nunca antes se teve notícia de uma quantidade tão grande de profissionais em atividade, o nível de competitividade anda extremamente elevado. Concorda que para ser bem-sucedido nesse contexto é preciso pensar em estratégias? Pois separamos hoje 4 exemplos de táticas praticadas por grandes escritórios de advocacia para inspirar seu trabalho. Confira:

1) Especialização. Uma vez que o mercado está cada vez mais especializado, um profissional que conhece mais profundamente um determinado assunto será mais valorizado, recomendado e procurado. É importante, claro, ter um conhecimento básico geral, mas está se tornando cada vez mais importante se especializar em uma área do Direito — principalmente em áreas novas ou pouco exploradas. Tornar seu escritório de advocacia referência em um setor é uma das maneiras mais acertadas de conquistar novos clientes, de ser demandado inclusive por outros escritórios para serviços de correspondência e de se tornar visível.

2) Networking. Networking é uma palavra-chave para qualquer profissão contemporânea, o que inclui, claro, a advocacia. Pense bem: a criação e a manutenção de círculos sociais profissionais permite uma interação que pode render ótimos frutos. E, embora esse seja um exercício diário, muitos profissionais erram ao vê-lo como uma obrigação. O bom networking é o orgânico, por meio do qual umas relações vão puxando as outras, de modo que, em um dado momento, você não precise mais impor sua presença. Então indique colegas e escritórios de advocacia, trabalhe junto com eles e se ligue sempre a profissionais de confiança em outras seccionais, por exemplo. Só não se esqueça de que o networking é uma via de mão dupla que tem a confiança como base. Assim a indicação deve vir naturalmente de ambos os lados.

3) Profissionalismo. Realize um trabalho de qualidade, cumpra o que prometeu ao cliente, não gere falsas expectativas e esteja disponível: essas são as principais bases para um escritório de advocacia ser reconhecido por seu profissionalismo. Um erro comum entre escritórios de advocacia que estão começando é fazer promessas impossíveis de prazos sobre a duração de um processo ou até mesmo garantir ganho de causa em certas ações. Peças mal redigidas, falta de pesquisa e dificuldade de contato são outras reclamações bem comuns. Isso gera má reputação tanto ao escritório de advocacia como ao profissional em si, dificultando a prospecção futura e as indicações de clientes e outros escritórios. Então jamais se esqueça de que o profissionalismo é a marca de um bom negócio — e isso vale para absolutamente qualquer área! Portanto, na advocacia também tem que fazer parte da ética do advogado. Assim, estabeleça prazos plausíveis para entrar com uma ação, seja coerente com a média de duração de um processo, faça um trabalho de qualidade e deixe clara sua disponibilidade ao cliente. Isso mostrará a seriedade do seu trabalho, automaticamente agregando valor ao escritório. Vale lembrar que também faz parte do profissionalismo admitir quando não se é capaz de realizar o trabalho proposto, mesmo que os honorários sejam de valores significativos ou o caso seja interessante. Além disso, entenda desde já que dizer não é uma excelente oportunidade de praticar o networking, ao indicar um outro escritório de advocacia que trabalhe na área.

4) Proatividade. Especialmente porque muitos clientes procuram advogados em situações de desespero, nessas horas é imprescindível ser proativo em vez de apenas reagir. Já durante o decorrer natural do processo, manter essa proatividade também conta bastante. Por isso, esforce-se para informar ao cliente sobre alterações no processo, mantenha o contato e atue como conselheiro. Faça-se presente para se tornar uma referência. E a proatividade tem uma outra face muito interessante, que permite que você controle a relação. Assim, se você mostra que está atento e que entrará em contato nas movimentações, poderá fazê-lo conforme sua agenda. Essas pequenas questões permitem controle na rotina e aumentam sua otimização do tempo, tornando-o um profissional diligente e capaz.

Viu como com essas estratégias ficará muito mais fácil organizar e fazer seu escritório de advocacia crescer? Quais outras lições já aprendeu com os grandes escritórios? Comente aqui e compartilhe suas impressões e seus conhecimentos conosco!

Assuntos: Advogado, Direito Civil, Direito do Trabalho, Direito Penal, Direito processual


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