Pagamento indevido de INSS sobre a folha de pagamento

27/06/2013. Enviado por

Empresas podem reduzir a carga tributária da folha de pagamento dos seus funcionários. Verbas de caráter indenizatório são passíveis de medida judicial para reaver os pagamentos indevidos nos últimos anos e evitar a cobrança destas parcelas.

Empresas (exceto as tributadas pelo simples) estão pagando INSS sobre folha de pagamento de funcionários relativa a parcela indenizatória.

O STF e o STJ já unificaram entendimento de que o adicional de férias e o auxílio-acidente tem caráter indenizatório, o que possibilita a obtenção de medida judicial capaz de evitar a cobrança dessa parcela, bem como reaver aquilo que tenha sido pago nos últimos anos. O valor economizado anualmente é de aproximadamente 6,5% da folha de pagamento mensal, sendo que se pode reaver ao menos os últimos 5 anos de contribuição, elevando o benefício a 37,5% da folha de pagamento mensal. 

Assuntos: Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Contribuição, Direito do Trabalho, Direito previdenciário, FGTS, Previdência, Trabalho

Comentários


Conteúdo Relacionado

Fale com advogados agora


Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+