Direito do Consumidor

Comprei um celular da Alcatel dia 01/10/2016 e me deram até 07/10 para a troca na loja, caso houvesse defeito.. A bateria não fica carregada nenhum dia com uso super moderado, a loja tem que trocá-lo para mim? Posso trocá-lo por outro de outra marca ou tem que ser pelo mesmo modelo?

Pergunta feita por um usuário de Citrolândia (Betim) / MG em 06/10/2016

Tags: Devolução, troca ou estorno Direito do consumidor Produto com defeito

Respostas 2 Respostas

O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento acima relatado, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados. Já quando se trata de produtos de consumo duráveis ou não duráveis, os fornecedores respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas. Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha: I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos; III - o abatimento proporcional do preço.

Resposta enviada em 10/10/2016

O Código de Defesa do Consumidor estabelece que o problema seja sanado em até 30 dias de acordo com o artigo 18 . Passado este prazo, você pode escolher, entre outras alternativas, pela troca do produto ou devolução do valor.

Resposta enviada em 06/10/2016

Advogado, cadastre-se gratuitamente