Aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição, como saber qual realmente você tem direito?

24/01/2013. Enviado por

O trabalhador para ter o direito de requerer a aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição será preciso cumprir alguns requisitos previdenciários previamente estabelecidos em lei, segue abaixo suas principais características.

O trabalhador, para ter o direito de requerer a aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição, será preciso cumprir alguns requisitos previdenciários previamente estabelecidos em lei, segue abaixo suas principais características:

Aposentadoria por idade destinasse ao trabalhador que atingir a idade mínima de 65 anos homem e 60 anos mulher e contribuições mensais mínimas de 180 meses (15 anos), os trabalhadores que cumprirem esses dois requisitos podem requerer a sua aposentadoria por idade. Existem casos em que esses prazos são diferentes, sendo aos segurados filiados até 24 de julho de 1991 e os trabalhadores rurais, que precisam de fatores peculiares à função.

A Aposentadoria por tempo de contribuição pode ser integral ou proporcional, a integral é destinado aos trabalhadores que contribuíram o tempo mínimo de 35 anos homem e 30 anos mulher, não existindo idade mínima estabelecida para requer à aposentadoria.

Quanto à aposentadoria por tempo de contribuição proporcional, o trabalhador precisa de dois requisitos para sua aquisição, a primeira o homem precisa da idade mínima de 53 anos e o tempo mínimo de contribuições mensais de 30 anos, a mulher 48 anos de idade e 25 anos de tempo de contribuição, e, para ambos os casos, será preciso de mais 40% sobre o tempo que faltava para completar 30 anos em 16 de dezembro de 1998.

Para que o trabalhador tenha direito à aposentadoria é preciso cumprir o tempo de carência previdenciário, os trabalhadores que contribuíram com a Previdência Social a partir de 25 de julho de 1991, a carência vigente é de 180 contribuições mensais, o segurado que foi inscrito antes dessa data, deve consultar a tabela disponível no site da Previdência.

Vale lembrar que existem fatores previdenciários para estabelecer o valor a receber em cada tipo de aposentadoria, dentre estes, o tempo de contribuição mensal somado com a idade do trabalhador, esses dois fatores podem alterar muito os valores a receber na aposentadoria.

O direito do trabalhador em requerer a sua aposentadoria estão previstos em lei, existem outros benefícios previdenciários disponibilizados pela Seguridade Social (Ex: aposentadoria especial, por invalidez, LOAS...), mas derivam de outros requisitos previdenciários para a aquisição.

Autor: Dr. Patrick Scavarelli Villar

Assuntos: Aposentadoria, Aposentadoria por idade, Aposentadoria por tempo de contribuição, Direito previdenciário, Direitos trabalhistas, Previdência

Comentários


Conteúdo Relacionado

Fale com advogados agora


Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+