quais punições posso sofrer ao retirar meu nome do registro de uma criança, cujo pai biológico não sou eu, comprovado mediante teste de DNA?

Registrei uma criança, meses depois fiz exame de DNA, deu negativo, quero retirar meu nome do registro da mesma, posso ser demitido da empresa que trabalho,ou pagar alguma multa, ao fazer uma ação de negátoria de paternidade, e retirar meu nome do registro, mesmo não tendo agido de má fé?

Pergunta feita por um usuário de Barreiras / BA em 31/07/2017

Tags: DNA Paternidade

Respostas 1 Resposta

Prezado, Boa tarde. O ajuizamento de uma ação negatória de paternidade não resulta em demissão nem aplicação de multa no contrato de trabalho. Releva notar que, atualmente, no Direito de Família prevalece o Princípio da Afetividade, no qual é mais importante o laço afetivo do que o laço sanguíneo. Exemplo: o Sr. X não só registra, como também educa, sustenta, cria e dá carinho a uma criança durante 15 anos, mesmo sabendo que não é seu filho biológico. Ou seja, durante 15 anos o Sr. X participou efetivamente da vida da criança, mesmo após o exame de DNA feito quando a criança nasceu ter resultado negativo. Após 15 anos, ao decidir se divorciar da genitora da criança, o Sr. X ajuíza uma ação negatória de paternidade, com base no exame de DNA realizado quando a criança nasceu. Neste caso, o juiz poderá julgar improcedente a ação. Nesta hipótese, vale o ditado popular "Pai é quem cria", pois, durante toda a vida da criança, o Sr. X foi seu pai. O Sr. X escolheu ser pai, assumiu para si tal posição na vida da criança. Para maiores informações e esclarecimentos, favor entrar em contato para agendar uma reunião. Atenciosamente, Dra. Amanda Castro.

Resposta enviada em 31/07/2017

Recomendação

Fale com advogados agora

Advogado, cadastre-se gratuitamente