Quero saber se a faculdade que eu me formei pode mover uma ação contra mim ou colocar meu nome no SPC?

Olá! Estou formada há 2 anos e fiquei com os últimos 6 meses da mensalidade da faculdade em aberto. Recebi alguns contatos telefônicos mas não consegui fazer a negociação por questões financeiras. Hoje recebi um torpedo em meu celular (em letras maiúsculas) dizendo que era a última oportunidade de um fechar um acordo "amigável" com eles (com a Assessoria Jurídica). Liguei para eles e uma pessoa muito mal educada me disse que por diversas vezes tentou entrar em contato comigo, não sendo esta uma realidade. Eles podem mover uma ação contra mim ou colocar meu nome no spc?

Pergunta feita por um usuário de Santos / SP em 09/05/2011

Respostas 2 Respostas

Olá,

O Procon entende que a Instituição não pode colocar o nome nos órgãos de proteção ao crédito.

Todavia, não existe a proibição de negativação do nome do inadimplente nos órgãos de defesa do consumidor (SPC e SERASA), desde que feita de maneira regular.

Eles têm 5 anos para cobrar judicialmente a dívida, após esse período ocorre a prescrição.

Você pode tentar uma negociação, porém fique de olho nos juros que serão colocados na dívida que são 12% ao ano e 2% de multa.

Se passar disso, procure o Procon.

Cristiane.

 

 

Resposta enviada em 11/05/2011

Primeiramente saliento que existem escritórios especializados em cobrança, geralmente os profissionais que atuam nesse ramo, utilizam de todos os artifícios para tentar coagir o devedor a adimplir o seu débito. Uma das estratégias e justamente essa enviar mensagens ameaçadoras.

Em relação a inserção do nome em cadastro de inadimplentes o entendimento majoritário é de que não pode, pois escola não é uma instituição financeira, também ensino não é uma mercadoria, também existem outro meio para cobrança.

Conforme já exposto, outro meio para cobrança, que significa, uma ação de execução de contrato, sendo assim podem sim ingressar com uma ação contra você.

Porém caso negativem seu nome sugiro que procure um advogado e ingresse com uma ação pleiteando danos morais.

Resposta enviada em 11/05/2011

Recomendação

Fale com advogados agora

Advogado, cadastre-se gratuitamente