Tik Tok cresce muito durante isolamento social

05/05/2020. Enviado por

O que o canal paga de direitos autorais?

Conforme a plataforma declarou estes meses ela faturou mais que o dobro.

As pessoas em casa aumentaram as participações, visualizações do canal o que era esperado.

MAs o que o canal paga de direitos autorais?

Sabemos que os influenciadores tiktokers ganham muito bem, e a maioria são pessoas conhecidas de outras plataformas como youtube, mas esses são os pagamentos advindos da publicidade que essas pessoas alcançam.

Porém, é um canal que usa muita música mesmo.

Tendo como proprietária a empresa Bytedance , a "Tik Tok", é uma rede social , onde seus usuários criam vídeos curtos dançando e cantando músicas atuais ou não o que escolherem.

A mesma não paga execução pública e responde por ações judiciais no Estados Unidos e Reino Unido, na Europa por não concordar com os altos custos cobrados pelas sociedades de gestão coletivas também há ações judiciais, porém vários países europeus tem se juntado e a previsão provável é que venha a perder essas ações.

No Brasil, não há nenhum acordo com ECAD, nem licença com nenhuma gravadora, ou produtora tão pouco editoras ou distribuidoras digitais, assim, aqui os titulares não tem recebido nada de direitos autorais.

Aqui um adendo caso você autor de outro país, solicite junto a sociedade de direitos autorais do Japão, ou a própria Tik Tok, eles fazem um levantamento, eu já obtive uma resposta positiva deles, e dizem que vão pagar, ainda não recebemos, mas acreditamos que após levantamento irá pagar os devidos direitos autorais de execução pública e fonomecânicos.

O autor de uma música, que sabe estar sendo tocado no canal, deverá solicitar a sua sociedade aqui no Brasil que peça junto á eles, um levantamento referente aos seus direitos autorais de execução pública.

E se tiver uma editora esta deverá recorrer ao canal para recolher os direitos autorais fonomecânicos.

Caso não tenha editora procure um escritório de direitos autorais autorizado para que o mesmo faça estes contatos.

Além de que, sempre temos que entender que são dois pesos e duas medidas, para as grandes gravadoras, grandes sociedades de gestão coletivas isso é um bom motivo para brigas, para o artista médio, começando sem grande repercussão ainda é uma grande forma de aparecer de se fazer então para esses últimos artistas podar a rede social não seja em si uma situação tão favorável.

Assim, estamos diante de briga de grandes os direitos autorais devem sims erem respeitados, mas mais que isso necessita balancear, pois acima está o artista , o autor, e não vejo vantagem alguma em podar essa chance.

A Tik Tok através de seu diretor global Todd Scheffin alega "somos uma plataforma de criação e visualização de vídeos curtos, não um produto para puro consumo de música que requeira um catálogo inteiro de uma gravadora."

Por isso entendo que deverá ser conversado para que o autor, artista, não perca também essa oportunidade de visualizações, de ter reconhecimento internacional.

A Tik Tik no que tange aos direitos autorais, parece ter encontrado sua solução, pois comprou a startup Britânica, jukedeck que mistura música e inteligência artificial.

A Juckedeck permite que usuários criem músicas inteiras com muita facilidade.

Assim, irá produzir músicas para sua rede social sem direitos autorais, e ainda anunciou que irá promover novos e bons artistas que surjam, por enquanto na China e Coréia do Sul.

Como disse anteriormente, os direitos autorais devem ser pagos, mas as sociedades e gravadoras tem que tomar cuidado com a ganância pois ao invés de proteger o artista irá prejudicar.

Há como balancear as duas situações sim, como o youtube já faz, pois fez um acordo com Ecad e recolhe direitos autorais de execução pública, acredito que um bom acordo com o canal facilitaria assim a situação de todos.

As gravadoras e editoras devem caminhar nesse sentido, uma vez que não vão deixar de tocar as músicas de seus artistas e devem sim por obrigação cuidar dos direitos dos mesmos.

Assuntos: Direito Autoral, Propriedade intelectual

Comentários


Conteúdo Relacionado

Fale com advogados agora


Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+