O Direito Autoral e o Desenvolvimento

03/07/2017. Enviado por

Breve relato de como o direito autoral estruturado e organizado pode ajudar ao desenvolvimento de uma nação.
O desenvolvimento é uma palavra ampla muito ligada a capacidade econômica. A famosa filósofa Martha Nussbaun, entende o desenvolvimento "do ponto de vistas das capacidades". O crescimento econômica pode dar mais capacidade as pessoas, mais liberdade, porém, esta não faz sentido, sem boa saúde, educação, laser e cultura.
 
Um sistema bem equilibrado de concessão e exploração de direitos autorais é um fator de crescimento econômico pois promove investimentos e comércio.
 
O autor bem remunerado irá incentivar a cultura com suas criações, a empresa irá investir, o público irá comprar, assistir, o rádio ganha, a TV ganha, o digital ganhará.
 
O mesmo com um intérprete, um músico, um ator, etc.
 
Nesse sentido o direito autoral ele é sim um fator importante e diferencial no desenvolvimento de uma nação, podendo ajudar fortemente nesse sentido.
 
Em 2004 a Argentina e o Brasil apresentaram na formalmente na OMPI (Organização Mundial de Propriedade Intelectual) uma agenda de para o desenvolvimento no setor.
 
É necessário que o sistema global de direito autoral funcione para todos.
 
Nesse sentido nosso trabalho.
 
O registro ou edição da obra é importante para que todos saibam que esta é criação de alguém.
 
Os cadastros são importantes, para garantir a execução pública e o seu devido recebimento para quem de direito, o autor, o interprete, o músico, o arranjador, a produtora fonográfica, a editora, e todos mais que estiverem envolvidos.
 
Com isso acreditamos que, inclusive a distribuição desses direitos em plataformas digitais sejam mais rápidas e mais justas.

Assuntos: Direito Autoral

Comentários


Conteúdo Relacionado

Fale com advogados agora


Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+