17/11/2010. Enviado por Equipe MeuAdvogado
Para fazer a consulta, o interessado deve ir pessoalmente a um dos postos de atendimento de sua cidade e pedir uma certidão com os dados desejados;
Para quem não pode ir pessoalmente, a opção é enviar um procurador com firma reconhecida;
Na procuração deve constar o nome completo, RG e CPF do consultante e uma autorização para a pessoa que vai efetuar a consulta;
É importante que seja citado na procuração que esta se destina a uma consulta que será efetuada pelo Serasa ou SPC.
O devedor deve ser avisado antes de ter o nome incluído no cadastro de devedores;
Tanto a Serasa quanto o SPC tem a obrigação de enviar uma carta registrada informando que ele deve regularizar a situação no prazo de 10 dias.
É quando o consumidor (devedor) deixa de pagar dívidas e o credor (quem ofereceu empréstimo ou serviço) protesta o débito em cartório.
Dirija-se ao cartório que registrou o protesto e solicite os dados de quem protestou. Regularize o débito com o credor e peça uma carta dizendo que a dívida foi quitada. Reconheça a firma da pessoa/empresa, retorne ao cartório e peça o cancelamento do protesto
O consumidor que possuir dívidas vencidas, ao ter seus dados cadastrados na lista de devedores, deve ser comunicado via correio, com a identificação da empresa/instituição credora. Procure-a e faça o acerto.
Ocorre quando o cheque do correntista é devolvido duas vezes por falta de fundos.
A primeira coisa a fazer é procurar a agência do banco que registrou a ocorrência e pedir informações sobre o número, o valor e a data do cheque.
Depois, procure a pessoa/empresa para quem foi emitido o cheque, regularize o débito e recupere o cheque.
Com o cheque em mãos, vá ao seu banco, prepare uma carta, junte o cheque original recuperado e recolha as taxas de devolução do cheque;
Entregue tudo ao banco, com protocolo;
Peça a comunicação da regularização ao Banco do Brasil, encarregado de atualizar o arquivo de CCF.
http://www.spcbrasil.org.br/consumidores/informacoes
http://poupaclique.ig.com.br/materias/157001-157500/157194/157194_2.html
Acesso em: 17/11/10