27/04/2020. Enviado por Dra. Ana Claudia Zan
Sabemos do crescimento das "lives" que tem ajudado especialmente aos artistas e muitos ramos.
Porém, sabemos que as mesmas tem sofrido algumas derrubadas, e vamos somente no que diz respeito a direitos autorais.
- O melhor é usar músicas autorais, especialmente se for no facebook, ou instagran, porque essas plataformas não tem acordo com ecad, nem com editoras, assim , caso use uma música de outro autor irão derrubar;
No caso do youtube, ele tem o content ID onde a editora, produtora são avisadas de imediato, e podem optar que a renda autoral vá direitos á eles, titulares desse direito, assim sua live não será derrubada.
-cuidado com as propagandas porque de acordo com os termos de serviços das redes sociais, plataformas, publicidade feita que confronte a publicidade da plataforma poderá ser derrubada pela mesma.
- leia atentamente as regras de uso da plataforma, apesar de estarmos em cas, alguns atos são proibidos;
- a renda das "lives" são três:
Uma advinda pela rede social ou plataforma, pela quantidade de ouvintes, a propaganda divulgada, enfim... eles tem o cálculo deles.
Caso seja autor a plataforma paga também os direitos autorais fonomecânicos;
E o youtube por enquanto recolhe sim direitos de execução pública, ao ecad, porém, esse valor é fixo, então não haverá mudanças no valor pago ao ecad, mas a distribuição que o ecad irá fazer, poderá ser maior para quem teve mais "lives", as "lives" mais assistidas.
O facebook e instagran ainda não fizeram esse acordo com ecad e este é um dos motivos também por 'lives" estarem sendo derrubadas, mas tenho certeza que o órgão deve estar em conversa com eles.
Aqui uma informação importante Spotify se uniu a UBC sendo que arrecadaram juntos um milhão de reais, e se comprometem a ajudar os filiados da UBC que passam dificuldades nessa época, as regras para adesão a esse benefício são:
Ser filiado à UBC há pelo menos um ano;
- Já ter recebido um mínimo de R$ 800 e um máximo de R$ 12 mil da UBC em direitos autorais em 2019;
- Passar genuinamente por dificuldades financeiras devido às perdas causadas pelo coronavírus. Uma força-tarefa da UBC analisará cada uma das solicitações.
Podem solicitar a ajuda pessoas físicas e microempreendedores individuais. O benefício, uma iniciativa humanitária e de duração limitada, será na forma de uma ajuda mensal de R$ 400 a cada contemplado. Serão quatro parcelas mensais, e centenas de associados serão incluídos na ação.
"Diante desse cenário, o Spotify tem engajado com parceiros de toda a indústria para discutir como podemos apoiar artistas e a comunidade criativa que foram profundamente afetados. Embora o streaming continue a desempenhar um papel fundamental na conexão dos criadores com seus fãs, várias outras fontes de receita foram interrompidas por essa crise. Combater o impacto dessa pandemia na indústria da música exigirá um enorme esforço global, e essa parceria com a UBC possibilita trabalharmos rapidamente para otimizar esses novos recursos aos artistas no Brasil", afirma Mia Nygren, diretora-geral do Spotify para a América Latina.
Aqui continuamos juntos nesse intuito de poder ajudar e auxiliar o artista que é uma classe muito afetada, já que forma os primeiros a parar e com certeza serão os últimos a voltar.