Artistas, Spotify está na iminência da abertura de seu capital na bolsa de valores

13/03/2018. Enviado por

Spotify pretende arrecadar com a venda de suas ações cerca de 19 bilhões de dolares, que serão repassados aos seus acionistas vendedores, dentre eles diversas gravadoras e independentes também
É com a abertura do capital no Spotify na Bolsa de Valores de Nova York, uma boa parte das gravadoras que tem participação acionária no spotify, inclusive independentes se preparam para receber a sua parte com a venda das ações.
Essa aberturas deverá trazer uma valorização à empresa de até 19 bilhões de dolares.
Multinacionais como Warner, a Sony, e a Universal já se comprometeram a dividir seus lucros provenientes dessas ações com seus artistas.
Gostaria de falar um pouco da WIN - Worldwide Independent Network é a Rede Mundial da Música Independente, organização com sede em Londres e representa os interesses da música independente profissional do mundo.
Em 2014, lançou sua Declaração para Acordos Digitais Justos", um compromisso voluntário assumido por gravadoras independentes de todo mundo para tratar artistas de maneira mais justa em relação ao mercado digital.
Várias independentes do mundo vem ratificando esse compromisso e a WIN vem lutando para que sejam efetuados esses repasses pelas independentes aos seus artistas também.
Essa Declaração foi usada na França para criação de um código de conduta e em Março de 2017 foi citado pelo Parlamento Britânico como exemplo de boas práticas.
A Rede Mundial representa uma voz coletiva defendendo e apoiando seus membros.
 
"Declaração Para Acordos Digitais Justos
"Em relação á distribuição de música gravada nos serviços digitais, nos comprometemos a :
1. Garantir que a parte dos artistas referente a downloads e streaming esteja expressamente clara nos contratos e nos relatórios de prestação de contas.
2. contabilizar em favor dos artistas receitas oriundas de serviços digitais que sejam relacionados ao catálogo, ainda que não estejam diretamente ligados ao uso de gravações especificas;
3. encorajar o uso de melhores padrões de informações por parte dos serviços digitais para uso e monetização das músicas.
4. Apoiar artistas que se ao uso não autorizado de sua música;
Desaprovamos quaisquer práticas que deixem os artistas sub remunerados e desinformados em relação ao mercado digital e trabalhamos em conjunto  com a comunidade dos artistas para coibir tais práticas."
 
Com isso primeiro quero alertar todos os artistas que estejam em gravadoras independentes que não deixem de conversar e acertar esse repasse que está por vir, garantindo assim uma valor justo para todos.
Também quero para quem não conhece apresentar a WIN que vem fazendo um trabalho muito sério para todos artistas independentes do mundo especialmente diante dos gigantes digitais.

Assuntos: Direito Autoral, Propriedade intelectual

Comentários


Conteúdo Relacionado

Fale com advogados agora


Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+