Conheça nossos planos

Posso pagar inss mesmo trabalhando setor publico ( estatutário)?

Olá, eu sou funcionaria publica - estatutário ( desconto - previdência), quero saber se posso pagar o inss para futuramente ter acréscimo de outra aposentadoria. E no caso de sair do setor publico é contado esse tempo que não contribui o inss, mas que foi descontado pela previdência para juntar com os demais anos que trabalhei ( contribuído o inss) na aposentadoria.

Pergunta feita por um usuário de Cândido Mota/SP em 02/01/2013


Respostas

Você como estatutário não pode contribuir para outro instituto exceto se for da área da saúde ou para área de magistério. Não poderá aproveitar o período para o INSS se usá-lo em seu instituto próprio, boa sorte.

Pergunta respondida por Clarice Patrícia Mauro advogada de Campinas/SP em 02/01/2013

É possível acumular duas aposentadorias, uma no serviço público e outra no INSS, mas você deverá observar as regras para tal. Primeiro, não se pode usar para um sistema de previdencia social o tempo usado para aposentar pelo outro. Verbi gratia, se você averbar, se serviço público, 2 anos de contribuição pela iniciativa privada e tiver 28 anos como servidora, totalizará 30 anos de contribuição total e poderá aposentar, desde que cumpra os requisitos mínimos do regime próprio dos servidores. Contudo, para se aposentar também pelo INSS, você teria que iniciar novas contribuições, desde o início, para ter direito a aposentar segundo as regras da iniciativa privada. Se é isso mesmo que você quer, vá em frente e aguarde até que cumpra os requisitos para posentadoria na autarquia previdenciária. Espero ter aclarado a dúvida. Boa sorte!

Pergunta respondida por José Augusto Vieira advogado de Rio de Janeiro/RJ em 02/01/2013

Comentários