Tenho direito à correção do FGTS?

04/06/2014. Enviado por

Afinal, quem tem direito à correção do FGTS? Segundo o entendimento majoritário, todos os trabalhadores que trabalharam com carteira assinada desde 1999 e tiveram depósitos de FGTS têm direito à correção.

Tenho direito à correção do FGTS?

Um assunto que tem gerado muita discussão é a respeito da correção do depósito do FGTS do trabalhador.

Afinal, quem tem direito à correção do FGTS?

Segundo o entendimento majoritário, todos os trabalhadores que trabalharam com carteira assinada desde 1999 e tiveram depósitos de FGTS têm direito à correção.

O argumento é de que os depósitos na conta do trabalhador não estão sendo reajustados como deveriam. Para ser ter uma ideia, desde 1999 o índice de correção utilizado pela caixa, a T.R. (taxa referencial), vem sendo reduzida gradativamente, sendo que em Setembro de 2012 chegou à taxa zero.

Com isso, os valores depositados na conta vinculada do trabalhador (FGTS) sofreram defasagem, visto que não acompanharam a inflação. Ou seja, nosso dinheiro não está sendo reajustado como deveria, pois, enquanto a inflação só aumenta, a TR é zero. Nesse sentido, milhares de trabalhadores estão ajuizando ações pedindo para que os depósitos de suas contas sejam reajustados por índices ao consumidor mais favoráveis, como o INPC, por exemplo.

Há casos em que as diferenças entre os depósitos chegam a ser de até 88% se corrigidos pelo índice mais benéfico. Sendo assim, se você trabalhou com carteira de trabalho assinada desde 1999, tem direito à correção, sendo que os valores a ser restituído vão depender de cada caso.

Quem tem direito à revisão?

Todos os trabalhadores que tiveram depósitos do FGTS desde 1999, inclusive os aposentados.

Como requerer a correção?

Você deve procurar um advogado especialista no assunto munido dos seguintes documentos: Carteiras de trabalho, Comprovante de renda e residência, PIS/PASEP e extrato do FGTS.

Como conseguir o extrato do FGTS?

Pode ser conseguido na Caixa Econômica Federal ou no próprio escritório de advocacia que você consultar. Nesse último caso, deve informar somente o número do PIS e do título de eleitor. Ou seja, tudo pode ser feito na presença do trabalhador, não havendo a necessidade de enfrentar filas e longas esperas nas agências bancárias.

Quais os valores que tenho direito de receber?

Isso vai depender de cada caso. Para isso, a maioria dos escritórios possui convenio ou parceira com contadores para a verificação dos possíveis valores que o trabalhador tem direito.

Assuntos: Correção do FGTS, Direito do Trabalho, Direito previdenciário, Direitos trabalhistas, Revisão do FGTS, Trabalho

Comentários


Conteúdo Relacionado

Fale com advogados agora


Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+