Conheça nossos planos

Publicado em: em Direito Civil, Financiamento

O que você precisa saber antes de fazer um financiamento imobiliário

Antes de fazer um empréstimo para comprar ou construir seu imóvel é importante levar em conta alguns pontos. Veja abaixo alguns deles:

  1. 1 Pesquise sobre o assunto

Antes de escolher um financiamento imobiliário é preciso estar informado para fazer a escolha certa do banco (cada um tem taxas e condições de pagamentos diferentes) que fará o financiamento, as melhores formas de pagamento e a rapidez com que você poderá saldar a dívida.
O melhor é encontrar o tipo mais apropriado para o seu caso, levando em consideração as taxas de juros, valores do financiamento, prazos de pagamento etc.
Fazer um financiamento imobiliário é uma decisão econômica importante, pois é a escolha de passar um bom tempo pagando parcelas e tendo um compromisso bancário. Por isso, vale à pena levar tempo pesquisando para tomar a melhor decisão.

  1. 2 Quem deve optar pelo empréstimo?

O financiamento imobiliário serve para quem quer comprar uma casa, apartamento ou imóvel comercial, mas não tem dinheiro para pagar à vista. De início, toda pessoa que comprovar que tenha uma renda constante comprovada, alta ou baixa, estará habilitada a fazer um empréstimo.

Há diferenças entre o valor do imóvel, o tempo e a prestação que você está disposto a pagar. Não vá somente a um banco ou escolha logo a primeira opção que foi apresentada. Analise todas as alternativas que encontrar e veja quais são as ofertas mais vantajosas para escolher o financiamento que tenha a melhor taxa de juros (que é o que normalmente pesa no orçamento mensal), melhor sistema de amortização e reajuste.

  1. 3 Documentos necessários para fazer o financiamento imobiliário

Mesmo que você tenha conta em banco você terá que levar seus documentos. Alguns bancos podem querer que você tenha ou abra uma conta corrente para fazer o financiamento imobiliário e se o crédito for aprovado nessa instituição bancária, você precisa levar os seguintes documentos:

  • Carteira de identidade
  • Certidão de nascimento ou de casamento
  • Cópia da carteira de trabalho
  • Comprovante de renda dos últimos 3 meses se você for assalariado
  • Declaração do Imposto de Renda e/ou declaração do contador
  • Certidão forense e federal:

Para comprovar se existem processos criminais ou judiciais contra que requer o financiamento.

  • Cadastro de Pessoa Física – CPF
  1. 4 Parcelas e tempo de aprovação do empréstimo

O tempo de pagamento varia conforme a renda de cada um, mas em algumas Instituições este tempo pode ser de até 30 anos, ou seja, é possível dividir o valor em até 360 meses.
O problema da quantidade maior de parcelas são os juros, que acabam deixando o valor total muito maior. Quanto maior o tempo maior será o valor total a ser pago.
O tempo de aprovação varia de banco para banco, mas caso a documentação esteja em ordem, tanto do vendedor quanto do comprador do imóvel, o financiamento pode ser liberado em 15 dias em processos mais ágeis e em até 3 meses em processos mais demorados. Depende da política de análise de cada banco.

  1. 5 Restrições 

Existem algumas regras e restrições em relação aos financiamentos imobiliários que são impostas pelo Banco Central do Brasil e uma delas é em relação à idade e tempo máximo de duração do empréstimo. A idade mínima para quem quer fazer um financiamento imobiliário é de 21 anos e a idade máxima para que ele acabe é de 75 anos de idade.

Comentários

O que voce precisa saber antes de fazer um financi

Star OnStar OnStar OnStar OnStar Off

Gostaria de complementar sua orientação e pergunto....70 anos de idade, em quantos anos posso dividir o valor?

IZA ALMEIDA de Sao Paulo - SP - 15/08/2012 11:08:50

Muito Bom

Star OnStar OnStar OnStar OnStar On

Muito bom o artigo, vai ajudar muitas pessoas que estão iniciando nessa aquisição.

Thony de DF - 08/12/2011 09:53:54