Profissão de Corretor de Seguros - Lei 4.594/64

12/11/2014. Enviado por

Cinquentenário da Lei 4594/64 que regula a profissão de corretor de seguros.

Chegamos a meio século de vigência da Lei que deu existência legal a nossa profissão de corretor de seguros. E, como não podia deixar de ser, as datas redondas são de especial agrado do ser humano e verdadeiro convite à reflexão.

De minha parte, preciso fazer referência ao querido amigo Affonso Fausto que me brindou com uma jóia. Refiro-me à obra Contrato de Mediação, de autoria de Antonio Carvalho Neto, em edição de 1956, bem antes de nossa Lei, portanto. De lá pinçarei uma porção de conceitos com a intenção de jogar luz sobre a corretagem de seguros, profissão ainda não bem compreendida pela sociedade (que tem dificuldade em distingui-la da atividade assecuratória) e, o que é mais grave, pelo Judiciário, que frequentemente dá a lume decisões, com todo o respeito, altamente discutíveis.

A figura do corretor era bem conhecida, já, dos romanos e, segundo alguns, a etimologia do termo remete a corredor. Sim, especialmente naquela época, os profissionais eram obrigados, literalmente, a correr de um lado para outro, a vencer distâncias para aproximar as partes e lograr o fechamento de seus negócios. Sua função ganhou especial vulto com o desenvolvimento do capitalismo a ponto de, em determinados segmentos — o nosso é claro exemplo — tornar-se indispensável. Intermediário que é, cabe a ele aproximar duas pessoas que não se conhecem (por exemplo o segurador e o segurado); por assim dizer, apresenta uma à outra, induz confiança recíproca e, uma vez bem sucedido, logra o fechamento de negócio, o que o habilita a perceber a comissão, sua justa remuneração.

No Brasil, os doutrinadores dedicaram-se muito pouco ao estudo da corretagem, daí o valor exponencial da obra referida, em que pesem sobre ela os quase sessenta anos da edição. Carvalho dá suas características: bilateral, acessório, aleatório, inominado (na época, não mais hoje, com o advento do Código Civil 2002), oneroso, consensual. Este espaço não é adequado para estudar cada um destes tópicos; um deles, contudo, é desafiador, vistos seus desdobramentos, em especial no que tangencia o direito do consumidor.

O contrato de corretagem, diz o grande autor, é acessório. Ora, isto implica dizer que, vinculado a ele há um outro contrato, a ser classificado como principal. Com efeito, ninguém procura um corretor (seja de que ramo for) para negociar com ele; o que o interessado quer é negociar através dele! No nosso caso, deseja o consumidor contratar uma apólice de seguro e facilmente percebe que seu objetivo será imensamente facilitado se contar com o concurso de profissional especializado. Isto acarretará importantíssimas consequências no âmbito da responsabilidade civil profissional, vale dizer nos direitos do consumidor.

De um modo geral, é de todos conhecido o conceito de cadeia de fornecimento, positivado pelo Código de Defesa do Consumidor. Em rápidas palavras, se pretender reclamar de algo referente a um televisor, o adquirente poderá, a sua opção, processar o fabricante ou a loja em que o comprou, ou a ambos, que solidariamente responderão pelo prejuízo causado.

Com respeito a ilustres doutrinadores que divergem do quanto afirmarei, ouso afirmar que, no tocante à relação entre segurador, corretor e segurado, não se poderá falar em cadeia de fornecimento nem em solidariedade, tal como no exemplo anterior. Duas situações hipotéticas bem o demonstrarão, parece-me.

1) A indenização foi negada pela seguradora sob alegação de infringência do perfil, por falta de pagamento do prêmio, por não enquadramento do fato na previsão contratual etc. Ou seja, a seguradora entende que está isenta do dever de indenizar por razões que a ela dizem respeito. Indaga-se, qual a culpa (ou a responsabilidade) do corretor? Nenhuma, a meu ver. Em tudo que a ele cabia, ter-se-á havido com adequada diligência e não se pode exigir que ele dê ordens à seguradora, porquanto se trata de entes autônomos, não ligados por qualquer tipo de relação hierárquica. Se ação o segurado tem, é voltada, exclusivamente, para a seguradora, nunca para o corretor.

2) A indenização foi negada porque a apólice tem um defeito atribuível ao corretor (por exemplo, a proposta foi protocolada com atraso e o sinistro ocorreu antes disto; houve erro na digitação dos dados bancários e o débito do prêmio não efetivou etc.). Novamente a indagação: parece que a seguradora está bem escorada para sustentar a negativa, ao passo que o corretor terá de enfrentar as consequências do erro cometido, aqui enfrentamos, então a Responsabilidade Civil do Corretor de Seguros.

Fica claro que não poderá haver solidariedade entre corretor e segurador. Ou um, ou outro, nunca os dois numa cambulhada só. Tento fazer uma imagem: vista a situação do ângulo do segurado, ele sempre estará na perna de um Y e, analisando cautelosamente o caso concreto, terá de optar por um ou por outro. Insistir em processar os dois é candidatar-se a ter de assumir os ônus da sucumbência em relação a um deles.

Não é demais ressaltar que o Poder Judiciário tem, por diversas vezes, responsabilizado o corretor de seguro a efetuar pagamento de indneizações a segurados, por isso vê-se uma quantidade enorme de ações propostas contra ambos.

Assuntos: Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Contrato de trabalho, Direito do Trabalho, Direitos trabalhistas, Trabalho

Comentários


Conteúdo Relacionado

Fale com advogados agora


Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+