O mundo do trabalho será das mulheres: porque a participação feminina cresce no mercado de trabalho

10/04/2014. Enviado por

Determinação, competência e habilidade: essa é a combinação perfeita para um trabalhador excelente. Esse profissional é procurado pelas empresas e representa o que há de mais produtivo no conceito atual.

Determinação, competência e habilidade: essa é a combinação perfeita para um trabalhador excelente. Esse profissional é procurado pelas empresas e representa o que há de mais produtivo no conceito atual. Empresas inteligentes gerenciam pessoas com foco no resultado, e são cada vez mais intolerantes com o desempenho mediano. Abandonam a cada dia a liderança pela força, e buscam a liderança duradoura, positiva, inovadora, saudável e sem medo.

Esse novo líder, por sua vez, procura o trabalhador que gera resultado, de forma simples e efetiva. Esse é o trabalhador competente: aquele que cumpre o combinado. Há tempos atrás, para ser bom e competente tinha quer complexo.

Para Steve Jobs: “Simples pode ser mais difícil que complexo. Você tem que trabalhar muito para chegar a um pensamento claro e fazer o simples”. Complicamos demais, desenvolvemos teorias demais. Temos modelos demais para tudo. Chega de teorias complexas. Vamos simplificar. O trabalhador competente, é aquele que faz o máximo de coisas complexas, da maneira mais simples possível.  Isso é entregar o resultado esperado. A entrega desse resultado é o que a empresa espera dos seus colaboradores. A entrega do trabalho para o qual eles foram contratados. Pessoas não são contratadas para serem populares, admiradas, seguidas ou copiadas. Pessoas são contratadas para entregarem o objeto do seu trabalho. Uma empresa séria não contrata ninguém por que é loiro ou loira; porque tem olhos verdes, negros ou castanhos; porque é bom jogador de futebol ou xadrez; porque é filho do amigo, do Juiz ou do Promotor. Empresas sérias contratam trabalhadores porque precisam do resultado do trabalho, pouco importando se os contratados são bonitos ou feios; negros, pardos ou brancos; altos ou baixos; do sexo masculino  ou feminino.

O que realmente importa para as empresas de sucesso são a determinação, a competência e a habilidade dos contratados. E as mulheres têm entendido isso mais rapidamente, por isso estão ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho. É certo que a tecnologia reduz a necessidade da força, e favorece àqueles que mais frequentam os bancos das escolas.  Nisso a mulher também leva vantagem.

Uma análise no Cadastro Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) e no Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged) aponta que o valor dos salários das mulheres se aproxima do dos homens, atualmente passou para 85,97% do valor dos salários dos últimos. No comportamento por grau de instrução, o maior aumento da participação da mulher foi verificado nas vagas de nível superior, que cresceu 1,32%. No mesmo período esse percentual masculino foi negativo em 0,13%. Para as vagas de nível superior incompleto, a relação foi de 1,94% positivo para as mulheres contra 0,14 negativo para os homens. Ou seja, a maior escolaridade das mulheres impulsiona o seu sucesso. Determinação e competência.

Além disso, a maior parte das mulheres deixou de buscar a suposta igualdade entre os sexos, de rivalizar com os homens. Entenderam que devem trabalhar com os homens, e não no lugar dos homens. Deixaram de tentar ser como homens, e perceberam que o que as dava vantagem eram justamente suas diferenças. Investiram nas diferenças. Entenderam que a sua feminilidade é a saída generosa para vencer eventuais preconceitos, e para se estabilizar no mercado de trabalho. Acostumadas às mudanças e à luta por melhorias, se amoldaram mais rapidamente ao perfil do novo empregado. Sua determinação a conduziu a se preparar melhor, estudar mais, encarar missões difíceis.

A mulher consegue transmitir a importante e dura tarefa de mudar hábitos com a clareza e a delicadeza necessária para despertar o envolvimento de cada indivíduo e a importância da mudança de cada um. A história moldou as mulheres para serem mensageiras do novo. E o mercado de trabalho muda em uma velocidade incrível. Difícil de ser acompanhada. A força foi substituída pela negociação e pelo relacionamento; o “jeitinho” foi substituído pela agilidade, competência e respeito; a multifalada disputa capital x trabalho, foi substituída pela parceria e pelo intraempreendedorismo. E a mulher, que historicamente não desiste de lutar pelo seu crescimento, empresta a sua singeleza, competência e habilidade para harmonizar os conflitos de interesses, tornando o ambiente de trabalho mais ameno e agradável.

O mês de março não é apenas marcado como uma data comemorativa, mas para se firmar discussões que encerrem definitivamente com eventuais atitudes preconceituosas. A mulher sempre teve importância fundamental na sociedade. Nas últimas décadas, entretanto, vem mostrando sua extrema importância para transformar o ambiente de trabalho, levando a sua sensibilidade aos cargos de liderança e gestão das empresas, com competência, determinação e habilidade.

Assuntos: Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Contrato de trabalho, Direito do Trabalho, Direitos trabalhistas, Igualdade de gêneros, Trabalho

Comentários


Conteúdo Relacionado

Fale com advogados agora


Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+