O meio ambiente do trabalho e a cultura da inovação

21/11/2014. Enviado por

Um dos valores do meu negócio é a criatividade inovadora. Com foco na nossa visão, esse valor tem o objetivo de criar métodos novos de atender ao cliente de maneira mais efetiva e com segurança jurídica.

Um dos valores do meu negócio é a criatividade inovadora. Com foco na nossa visão, esse valor tem o objetivo de criar métodos novos de atender ao cliente de maneira mais efetiva e com segurança jurídica. Estudando sobre inovação, fiquei encantado. Entendi que não poderia atingir meu objetivo sozinho. Passei, então, a construir (lentamente) uma cultura de inovação no escritório. Procurei entender se o ambiente de trabalho ajudava o processo inovador, e procurei criar mecanismos para que as pessoas tivessem liberdade para inovar. Os resultados têm sido fantásticos.

Não vivemos mais em um mundo onde a informação é coisa valiosa, onde pessoas bem informadas são valorizadas. Vivemos um ritmo acelerado de mudanças. Temos problemas novos e oportunidades novas, o que exige soluções novas. Fórmulas velhas, conhecidas e fáceis não servem mais. Atualmente só existe uma maneira real para resolver problemas: INOVANDO. O cliente exige que o meu escritório tenha profissionais com capacidade de pensar, criar e inovar. Profissionais bem informados (somente) não atendem mais o mercado.

O fator que causou todas essas transformações foi a tecnologia. Ela impulsiona a velocidade das mudanças, e impõe um ritmo tão acelerado que nós nem percebemos o quanto as mudanças estão afetando as nossas vidas. Segundo Eric Schimidt, presidente e ex-chefe executivo da google, geramos a cada dois dias o que foi gerado de informação no mundo do início da civilização até 2003. Portanto, se temos muita informação, e ela está ao alcance de todos, o que faz alguma empresa ou pessoa diferente é a sua capacidade de inovar (saber o que fazer com a informação), e não mais a informação que possui.

Especialistas informam que quanto mais avança a tecnologia, e mais complexo ficam os ambientes (especialmente do trabalho), mais precisamos de outras pessoas, com outras habilidades, com conhecimentos em outras áreas e novas tecnologias, a fim de ampliar a nossa capacidade de atuar no espaço desejado, e atingir o nosso objetivo final.

Diante dessa nova realidade, os profissionais mais procurados são aqueles que desenvolveram o pensamento crítico, a criatividade e o empirismo/experimentação, além da conexão. Mesmo sem ter isso claro, o cliente busca essas habilidades no profissional.

Essas habilidades também são essenciais para uma pessoa ser inovadora, que tem ideias e as coloca em prática. Só existe um problema: ter ideias e ser criativo é o item mais fácil da inovação. Disciplina, processo e muito suor é que transformam uma boa ideia em valor agregado, em resultado efetivo. Para que a ideia se transforme em valor, temos que colocar a mão na massa. Inovação é criar algo novo que agregue valor para alguém.

Pois bem, para avaliar se a sua empresa tem a cultura da inovação, verifique se seus empregados são observadores e se têm senso critico; se são criativos e gostam de fazer experiências novas; se buscam informações uns com os outros, somando conhecimentos e esforços para atingir resultados positivos. Além disso, se boa parte deles são disciplinados, comprometidos e dedicados; se possuem foco no resultado e se se importam com o sucesso da empresa e do seu cliente.

Implantar a cultura da inovação não é tarefa fácil. Mas não há nada realmente bom que seja fácil. Realização de sonhos e obtenção de sucesso, por exemplo, chegam somente com muita abdicação.  Roberto Shinyashiki já dizia, “O sucesso é construído a noite! Durante o dia você faz o que todos fazem.” Pense nisso!!!!

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