25/11/2010. Enviado por Equipe MeuAdvogado
Depois de inúmeros casos de mal entendidos na internet, que inclusive foram caracterizados como crimes, é mais do que importante pensarmos em ter boas maneiras neste meio (e claro, no mundo real).
Chamado de “Netiqueta”, o manual de etiqueta da internet deveria ter surgido com ela, mas muitos parecem ignorar respeito e tolerância, não só no mundo real, mas também no virtual.
Selecionamos algumas dicas que podem ser úteis para evitar que coisas desagradáveis ocorram.
Antigamente, a moda era escrever cartas e esperar ansiosamente pelo carteiro. Hoje em dia, com a internet e os emails (literalmente cartas eletrônicas), as cartas de papel foram praticamente extintas. No entanto, escrever bem para que seu destinatário possa entender (e responder) seu e-mail é algo que nunca deveria sair de moda.
Existem diversos destinatários e saber diferenciá-los é importante.
Por exemplo, mandar um e-mail para seu chefe começando com: “E ae cara, beleza?” não é adequado;
Utilize termos como “Vossa Senhoria”;
Nesse caso, comece o email com um cumprimento (“Olá”, “Boa tarde” etc.);
As pessoas que lerem seu email, principalmente se for o primeiro contato, terão a impressão inicial sobre você através dele;
A a caixa alta dá impressão de que você está gritando ou querendo chamar atenção;
Nem todos gostam. Caso você saiba que a pessoa não quer receber, não mande;
E, se as correntes não te agradam, não seja mal-educado. Não responda ou avise para a pessoa não mandar mais;
Se despeça adequadamente e agradeça se for necessário.
Imagine uma mensagem assim: “Eai aih kra blz?”. Além de ser difícil de entender, não passa uma impressão agradável;
Os emotions em grande quantidade podem deixar as frases incompressíveis e desagradáveis de ler;
Observe principalmente se ela estiver como ocupada ou ausente, não fique chamando atenção toda hora. É desagradável e você corre o risco de ser excluído ou bloqueado;
Se seu status estiver como disponível dê atenção para quem conversar com você;
Coloque o seu status ocupado ou ausente. Senão, quem corre o risco de ser bombardeado com pedidos de atenção é você;
Você tem a opção de bloquear. Com essa opção, não vai adiantar reclamar se sua foto ou recados forem comentados e acessados por outras pessoas;
Deixe uma mensagem se identificando ou dizendo como e onde encontrou a pessoa;
Todos têm direito de expressar suas opiniões, mas educação, respeito e bom senso devem ser levados em conta;
Com a instantaneidade da internet, o que você postou (especialmente se for algo polêmico, abusivo, engraçado, ou seja, fora do comum) já foi lido e, provavelmente, repassado;
Por exemplo, “Fui o primeiro!” não acrescentam em nada e, portanto, não são bem recebidos;
Tome cuidado. Não xingue, seja educado e faça críticas construtivas com bom senso;
Comunique-se no idioma exigido. Se falar em português, as pessoas não irão entender e sua presença, além de desnecessária, não será bem vinda;
Não brinque se o tópico for sério e preste atenção para ver se aquele assunto já foi adicionado como tópico principal;
Respeite as regras do mediador.
http://www.baixaki.com.br/tecnologia/2584-guia-de-etiqueta-para-a-internet.htm
Acesso em: 25/11/10