A Importância da motivação e liderança nas empresas e órgãos públicos

17/11/2011. Enviado por

Com o mercado cada vez mais competitivo, aliado à exigência mais forte dos consumidores, torna-se necessário satisfazer os desejos dos clientes e atendê-los com eficiência e zelo, e, para tanto, é fundamental garantir a motivação dos funcionários

Não é uma fórmula fácil, muito menos simples, exigindo-se pleno conhecimento, por parte da empresa, dos fatores que interferem ou prejudicam o desempenho de seus funcionários.

A motivação se invoca com freqüência para explicar as variações de determinados comportamentos e, sem dúvida, apresenta uma grande importância para a compreensão do comportamento humano, um estado interno resultante de uma necessidade que desperta certo comportamento. 

Estar motivado é trabalhar produzindo mais e melhor, é atuar de forma mais completa, atendendo aos clientes como eles desejam serem atendidos, sem que haja má vontade ou sentido de obrigação em estar ali. 

Para tanto, os funcionários devem ser colocados em primeiro lugar, oportunizando a eles condições não só materiais mas, também, entrosamento, participação efetiva em equipe e uma reflexão que é primordial para uma melhor visão do que é motivação e qual a importância de se trabalhar motivado, colaborando assim para que os mesmos atuem melhor na empresa.

A motivação é um conjunto de forças internas/impulsos que orientam o comportamento de um indivíduo para determinado objetivo como resposta a um estado de necessidade, carência ou desequilíbrio. Para os psicólogos é uma concentração de energia estimulada por desejos ou necessidades próprias ao ser humano. 

Segundo P.Yong, no livro de Dinah Martins, “Psicologia da Aprendizagem”, p.86, o estado da motivação explica todas as ações dos homens e dos animais, do porque do comportamento que procede de impulsos.

A empresa conta o administrador e abaixo os demais funcionários que estão na mesma linha hierárquica, ou seja, são todos subordinados do administrador. Com a intenção de reduzir os problemas interdepartamentais, conscientizando todos os funcionários de que uma equipe deve contar com o apoio da outra, na missão de satisfazer o cliente, um programa de motivação torna-se necessário para esta empresa. 

A empresa conta o administrador e abaixo os demais funcionários que estão na mesma linha hierárquica, ou seja, são todos subordinados do administrador. Com a intenção de reduzir os problemas interdepartamentais, conscientizando todos os funcionários de que uma equipe deve contar com o apoio da outra, na missão de satisfazer o cliente, um programa de motivação torna-se necessário para esta empresa. 

Assuntos: Consumidor, Direito do consumidor, Direito do Trabalho, Direitos trabalhistas, Trabalho

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