Como salvar uma empresa? Entenda o que é o turnaround management

16/10/2014. Enviado por

Empresas em dificuldades podem tomar decisões drásticas antes, durante ou depois da crise. Muitas vezes as soluções não estão dentro da própria empresa e ela precisa de ajuda profissional externa para mudar os rumos e garantir sua sobrevivência

Uma empresa , há mais de 30 anos mercado, decidiu demitir o Gerente Geral por falta de desempenho. A nossa empresa foi contratada para fazer o turnaround management. 

Começamos em Janeiro e rapidamente fomos apresentados pelo dono da empresa. Nesta altura do campeonato o lucro estimado para o ano anterior era de 400 mil dólares.

Na primeira semana eu percebi algo estranho, não pude mais acreditar na previsão de resultado. Como eu já havia tido uma experiência ruim com a empresa de auditoria que estava atuando, resolvi trocar a empresa de auditoria e depois de quatro meses de análise o lucro previsto de 400 mil reais virou um prejuízo de 200 mil reais

A receita para salvar a empresa foi simples. Aumentar as vendas e baixar os custos. Demitimos 50% dos Gerentes e Supervisores. Mais tarde percebemos que isso havia sido pouco; deveríamos ter demitido mais.

Em muitos workshops com o "chão" da fabrica descobrimos facilmente onde nós poderíamos economizar muito dinheiro.

Nós também descobrimos irregularidades e desvio de dinheiro, então contratamos um auditor interno para levantar todos estes problemas.

Nós desenvolvemos Visão, Missão e Valores para a empresa, mas não para simplesmente colocá-los na gaveta ou na parede, mas sim para efetivamente concretizar tais princípios.

Nosso objetivo era melhorar a imagem da empresa, em todos os sentidos, para os proprietários, funcionários e clientes.

Depois de apenas 6 meses a empresa me fez uma proposta e eu me tornei o novo Gerente Geral. Hoje a empresa vai muito bem, obrigado.

Isso é o turnaround management.

Assuntos: Crise Econômica, Direito Empresarial, Empresarial, Recuperação Judicial

Comentários


Conteúdo Relacionado

Fale com advogados agora


Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+