12/11/2010. Enviado por Equipe MeuAdvogado
Ele é apenas um pequeno pedaço de plástico e, dependendo de como é utilizado, pode trazer satisfaçã ou preocupação.
Os problemas começam quando os gastos mensais excedem (muitas vezes inesperadamente, por falta de um planejamento orçamentário) e pagar a fatura do cartão de crédito em dia se torna cada vez mais difícil.
Com isso, muitos optam por acertar apenas o valor mínimo ou não pagá-la, deixando acumular para o próximo mês. E, como há a possibilidade de o mês seguinte também ser apertado, protelar a situação pode ser ainda pior. É bom ficar atento a algumas medidas que podem ser tomadas para evitar uma bola de neve.
Neste guia, traremos algumas considerações sobre o assunto que podem ajudar previamente aqueles que querem utilizar o cartão de maneira consciente.
No entanto, se a situação complicar, é importante procurar ajuda de um profissional especializado e/ou um advogado.
Muitas vezes, por não planejarem o orçamento, as pessoas não sabem como aproveitar os benefícios dos cartões de crédito.
As taxas de juros dos cartões de crédito são umas das mais altas existentes no mercado. Não deixe acumular.
Escolha uma data de vencimento em que haja certeza (ou quase certeza) de que haverá dinheiro em conta para o pagamento.
Também fique atento ao prazo de fechamento da fatura, ou seja, o período entre o fechamento e seu pagamento. Com isso, será possível saber quando as compras serão cobradas no extrato do mês seguinte. Caso o prazo precise ser mudado fale com a operadora;
Muitos ainda acham que o fato de o pagamento não ter sido feito na hora, o produto saiu de graça. Não.
No mesmo mês ou no me seguinte, dependendo da data do vencimento, a fatura será cobrada. Mais cedo ou mais tarde.
No dia-a-dia e para pagar as contas de preferência ao uso do dinheiro. Deixe o cartão de crédito para parcelamentos maiores e compras cujo prazo até a próxima fatura seja vantajoso.
Não deixe para reclamar apenas em último caso ou quando o problema já tomou grandes proporções. Reclame de um eventual atraso da fatura, de um valor cobrado indevidamente ou de um acordo não cumprido.
Mostre que você é um cliente preocupado e que conhece seus direitos.
Escolha aqueles que oferecem bônus, milhagens ou descontos.
Quanto mais cartões, mais fácil de perder o controle.
Dê preferência a cartões com bandeiras internacionais mais aceitas.
Comece pedindo limites de crédito mais baixos, pois, quanto mais se tem mais se gasta;
Entre em contato com a operadora para fazer um acordo. Quanto mais tempo levar, mais a situação poderá piorar.
http://queroficarrico.com/blog/2008/09/15/dicas-sobre-cartao-de-credito/
http://dinheirama.com/blog/2008/02/25/cartao-de-credito-dicas-e-armadilhas/
Acesso em: 12/11/10