20/12/2010. Enviado por Equipe MeuAdvogado
Quando uma boa idéia surge e pensamos na possibilidade de transformá-la em um negócio temos quase certeza de que ele será bem sucedido. No entanto, se a ideia não for acompanhada de outros fatores as chances dela fracassar são grandes.
Segundo o consultor do SEBRAE de Bauru, Mario Sérgio Cappelozza, as pessoas acreditam que uma grande marca será vendida de imediato, mas não pensam no local em que vão montar sua empresa, se este local tem fluxo, estacionamento, ou seja, pontos que também podem ser decisivos para o sucesso do empreendimento.
Baseando-nos nessas e em outras dicas, montamos o guia abaixo para que sua idéia possa se tornar, de fato, um bom negócio.
Dentro dos negócios há algo importante que precisa ser levado em conta: o mercado, composto por consumidores, concorrentes e fornecedores.
Um bom consumidor proporcionará o lucro diretamente. O concorrente dará incentivo para que seu negócio evolua (desde que você melhore cada vez mais para enfrentar a concorrência). E, por fim, bons fornecedores cumprirão prazos e não te deixarão na mão quando você precisar de matéria prima, ajudando indiretamente nos lucros.
Pense nos equipamentos que irá precisar, nas matérias primas que irá utilizar e foque nas tecnologias.
E lembre-se: O ideal para sua empresa depende de quais são seus objetivos.
Cumpra o prazo de entrega dos produtos, pague as contas, os fornecedores e os funcionários na data devida. Ter credibilidade é essencial na vida, principalmente nos negócios.
A entrega de um material importante atrasou? Vá atrás, procure saber o que aconteceu e, se for necessário, busque alternativas.
Não teve o lucro esperado nos primeiros meses? Não desanime. Reveja o planejamento, destaque o que precisa ser mudado e aja de acordo com as possibilidades e na hora certa. Desistir e ter que começar de novo é muito mais difícil do que melhorar algo que já está pronto.
Tenha bons funcionários, ofereça bom atendimento, preze pela qualidade nos produtos e cumpra prazos.
Tais fatores poderão ser o diferencial nos seus negócios e farão com que os clientes queiram voltar e divulgar sua empresa e serviços.
Antes de fechar qualquer venda, consulte o cadastro do cliente em órgãos como o SPC e Serasa para ver se ele está com o nome limpo.
Outra maneira de evitar a inadimplência é utilizar formas de pagamento como boleto bancário e outros sistemas que ofereçam documentos e comprovantes que poderão servir como prova, caso você tenha que entrar na justiça.
Todos estamos sujeitos à passar por tais situações, mas existem aparatos para evitá-las, como câmeras e seguranças e volta de 3% deve ser calculado para isso, além das inadimplências e gastos financeiros com bancos.
Uma dica é que a pessoa não seja corretiva, mas preventiva. Pensar nos possíveis problemas, planejar para enfrentá-los.
Não existem negócios sem investimento iniciais. Por exemplo, uma pessoa que queira vender salgados, terá que gastar com farinha, água e energia elétrica.
Se não tiver condições de ter um advogado em sua empresa, associe-se a uma entidade que possa dar um aparato jurídico, com a Associação dos Comerciários, escritórios de contabilidade para ajudar na organização de contratos e contas e consultores que estejam atentos às Leis, possam dar informações sobre o mundo dos negócios etc.
Não pense apenas que quero abrir um negócio. Pense em quanto tempo quer abri-lo, participe de eventos relacionados à área. Estabeleça metas reais e cumpre-as.
É extremamente importante que através de algum portal de informações, o empreendedor que queira montar um negócio tenha uma base inicial. Se ele não for curioso e não se inteirar das novidades, dificilmente terá condições de abrir e manter uma empresa.
Hoje o mundo dos negócios é também o mundo da comunicação. Um exemplo disso são as redes sociais, que são uma tendência e para começar um pequeno negócio é interessante estar inserido nessas redes.
Se o futuro empresário se focar nelas, no público certo para o seu negócio e em uma boa estratégia de divulgação, a tendência do número de consumidores é aumentar cada vez mais.
Pense nos produtos que quer vender, em uma marca e conceitos para eles e na futura clientela. Criar uma identidade para sua empresa pode ajudar significativamente em seu sucesso e nas vendas.