Advogado explica como empresas podem se prevenir de reclamações trabalhistas

27/05/2011. Enviado por

Cabe a empresa provar que não infringiu a legislação em casos de reclamação trabalhista. Sempre há um custo, já que a empresa deverá constituir advogado experiente para defendê-la. Com alguns cuidados é possível evitar esses problemas

A fim de evitar as reclamações, a empresa deve:

  • Registrar todos os seus empregados antes de iniciar no trabalho e fazer exame médico admissional;
  • Cumprir a legislação trabalhista à risca, principalmente com relação à proteção do trabalhador (equipamentos de proteção individual, etc);
  • Em caso de contratação de estagiários, não deixar de fazer o contrato com a entidade de ensino e não ultrapassar o limite de horas semanais;
  • Em contratos com autônomos, fazê-los por escrito, com todas as regras bem esclarecidas e, principalmente, fazer os recolhimentos devidos à previdência social;
  • Não deixar de pagar as horas extras aos empregados, ou ter o acordo para uso do banco de horas;
  • Tratar a todos os colaboradores indistintamente com cortesia e respeito;
  • Pagar todas as verbas trabalhistas em rescisão contratual;
  • Manter os registros, documentos e comprovantes de pagamento de salários, de férias, de inss e de FGTS em boa guarda e organizados;
  • Não abusar das suspensões sem justo motivo que as ensejem e ter comprovados os casos de Justa Causa, conversando ANTES com seu  advogado..
  • Acompanhar as novidades na área trabalhista através de uma consultoria jurídica.

Havendo Reclamação

     Mesmo tomando todos esses cuidados, ainda há a possibilidade de uma reclamação trabalhista. Caso aconteça, a empresa deve tomar as seguintes providências:

  • Levar a notificação imediatamente a um advogado trabalhista, pois algumas decisões precisam ser tomadas de imediato;
  • Reunir todos os comprovantes e recibos necessários que o advogado julgar pertinentes;
  • Pensar em testemunhas – caso haja – que possam servir para sua defesa;
  • Estar aberto a um acordo demonstra maturidade da empresa, visto que na maioria das vezes é uma resolução mais rápida e muitas vezes menos onerosa;

 Se a empresa sofrer ameaça do colaborador ir à Justiça – e houver direitos deste a receber – a empresa poderá até fazer um acordo antes da reclamação, desde que o colaborador esteja assessorado por um advogado, a fim de evitar que futuramente ele venha a reclamar os mesmos direitos na Justiça Trabalhista.

     Com esses cuidados é possível ter os colaboradores satisfeitos e evitar custos desnecessários para a empresa. Lembre-se: colaborador tratado com respeito fica agradecido e não vai à Justiça sem motivo.

Luís Carlos Fecher Jr. Membro da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/SBC,Sócio Proprietário do escritório FECHER&FECHER Advogados.

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