11/11/2010. Enviado por Equipe MeuAdvogado
Acessibilidade é mais do que fazer com que pessoas portadoras de necessidades especiais sejam inclusas em atividades ou usufruam de produtos e serviços adequados. É, além de tudo, fazer com que os direitos dessa grande parcela da população brasileira (são, segundo o IBGE, 15 milhões de deficientes no país) sejam conhecidos, respeitados e colocados em prática.
Não somente em empresas, mas em todos os locais públicos (bancos, boates, supermercados, estádio de futebol, restaurantes etc.), no universo dos eletrônicos e da internet algumas medidas devem ser tomadas para que os portadores de deficiência visual possam se locomover e aproveitar recursos com mais qualidade e segurança.
Antes de montar seu negócio ou website pense em algumas questões que podem facilitar a vida de quem é deficiente.
Quando houver oportunidade proponha medidas para que sua locomoção e aproveitamento dos serviços oferecidos sejam os melhores possíveis.
É recomendado a utilização de faixas no piso com textura e cor diferenciadas para facilitar a identificação do percurso para deficientes visuais
Os obstáculos existentes nas áreas de circulação, principalmente se tais obstáculos sofrerem mudança de localização
Os botões e comandos também devem estar em Braille
É necessario que haja alguma espécie de comunicação auditiva indicando o andar em que o elevador se encontra
Implementação de software com sintetizadores de voz nos computadores e sistema Intranet para comunicação
Acesso em: 11/11/10