A isenção de IPTU para imóveis locados para templos religiosos

04/02/2015. Enviado por

Isenção de IPTU para imóveis locados para templos religiosos no município de São Paulo.

Diversas as vezes em que templos religiosos são instalados em imóveis locados. A princípio, a esses imóveis não se aplicaria a imunidade de tributos prevista pela Constituição Federal. Todavia, o a lei paulistana autoriza que seja concedida isenção em tais casos.

A Constituição Federal prevê, em seu art. 150, inciso VI, alínea b, a imunidade tributária incidente sobre os templos de qualquer culto. Tal regra visa proteger a liberdade e o exercício de todas as espécies de religião, conferindo efetividade ao preceito fundamental esculpido no art. 5º, inciso VI, da Carta Magna, que prevê um Estado laico.

Entretanto, o §4º do referido artigo dispõe que a imunidade em questão apenas abrange o patrimônio, a renda e os serviços das entidades religiosas, esquecendo-se o constituinte das relações jurídicas privadas que transferem a essas entidades o encargo financeiro dos tributos.

No caso de a instituição religiosa ser locatária de imóvel utilizado para a realização de cultos, é bastante comum que o contrato preveja que o pagamento do IPTU ficaria sob a sua responsabilidade.

Observe-se que, ainda que não haja a alteração do sujeito passivo da obrigação tributária, que continua sendo o proprietário do imóvel (locador), o encargo financeiro do imposto foi transferido para a entidade religiosa.

Atento a essa situação, o legislador municipal paulistano (São Paulo – SP) instituiu a isenção na Lei 13.250/01.

Assim, garantiu-se que as instituições religiosas não assumissem o encargo financeiro do IPTU, cuja imunidade é reconhecida constitucionalmente, e que invariavelmente lhe seria transferido via contrato de locação.

Conclui-se que, para que deixe de pagar IPTU, o imóvel pode ser de propriedade tanto da instituição religiosa como de terceiro, neste caso, desde que locado para fins ecumênicos, ficando a isenção condicionada à apresentação do contrato de locação, conforme previsto em lei.

 

Bibliografia:

Constituição Federal.

Lei n. 8.245/91.

Lei Municipal n. 13.250/01.

Assuntos: Administrativo, Carga Tributária, Contrato de locação imobiliária, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito processual civil, Direito Tributário, Isenção de IPTU, Locação de imóvel

Comentários


Conteúdo Relacionado

Fale com advogados agora


Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+