Problemas com site de compra. Será que meu cartão de crédito foi clonado? Como devo proceder?

No dia 06/04/11 efetuei uma compra em um site “x”, recebi os dados do vendedor e optei por comprar pelo site do vendedor em vez de finalizar a compra pelo site “x”. Até ai tudo bem, finalizei a compra pelo site do vendedor com meu cartão de crédito e minutos depois recebi um comunicado que meu pagamento não tinha sido aprovado pelo cartão de crédito. Hoje entre em contato com a instituição responsável pelo meu cartão para saber o porque que não tinha sido aprovada a minha compra e para meu espanto fui informado que não constava nenhuma tentativa de compra no valor de R$ 357,00 reais que é o valor do produto que estava tentando comprar, mas que havia um débito feito no mesmo dia com o nome do site “x” no valor de 597,24 parcelado em 3x. Verifiquei no meu extrato online e a despesa já estava na fatura em aberto. No mesmo ato informai que não fiz nenhuma compra neste site e nem nesse valor. Fiz sim a compra no site do vendedor que não tem nada a ver com o site “x”, e em momento algum finalizei a compra no site “x” tanto que no meu registro do site não aparece nenhum dado referente a tal compra. Não sei o que aconteceu. Talvez a loja onde fiz a compra ou alguém clonou meu cartão e utilizou. O que não pode é o site “x” aceitar uma compra que provavelmente foi feita com o nome de outra pessoa e com os meus dados do cartão de crédito. Já solicitei a operada do cartão uma investigação a respeito do ocorrido e o cancelamento do mesmo. Pergunto: diante da situação abro um boletim de ocorrência em alguma delegacia? Procuro o PROCON ou outro órgão? Como devo proceder judicialmente a respeito? Aguardo resposta.

Pergunta feita por um usuário em 12/04/2011

Respostas 2 Respostas

Olá, 

Você deve de imediato fazer um Boletim de ocorrência com todas estas informações e ir ao Procon, também para registrar tal fato. Logo depois, envie tais documentos(cópias) para sua operadora de cartão e se necessário for entre com uma ação judicial.

Resposta enviada em 12/04/2011

Caro Alberto Higor, 

Primeiramente sugiro que tente solucionar seu problema de forma administrativa, imprimindo a pagina do site MERCADO PAGO, onde consta informações de que não existe nenhum pedido em seu nome e enviar para a sua operadora de cartão de credito, pedindo o extorno do debito.

Juridicamente é possível que se você tiver informações a cerca do proprietário do site, ajuize uma ação de Danos Morais e Materiais em face do mesmo, alegando uso indevido de informações do seu cartão de crédito, demonstrando com o email que lhe foi enviado que não foi efetuada compra no seu cartão.

Se a solução administrativa não solucionar, busque o PROCON para tentar resolver com sua operadora de cartão.

No caso de Ação de Danos Materiais e Morais é possivel figurar no Pólo Passivo da demanda tanto a empresa secundária da venda, como o MERCADO PAGO.

Fico a disposição para demais esclarecimentos.

Atenciosamente.

Resposta enviada em 12/04/2011

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