Conheça nossos planos

» Direito Previdenciário

Quais são os documentos necessários para a entrada em um processo de pensão por morte?

Quais os documentos necessários para dar entrada em pensão por morte?

Pergunta feita por um usuário de Nova Iguaçu/RJ em 06/07/2012


Respostas

Primeiro a certidão do óbito, a certidão de casamento, comprovante de endereço, documentos pessoais do falecido, documento dos dependentes, da esposa do falecido e do comprovante de que era aposentado ou pensionista, junte toda a documentação e procure um advogado para dar entrada na ação e acompanhar o processo.

Pergunta respondida por Cícero Luiz da Silva advogado de Várzea Paulista/SP em 08/07/2012

A pergunta é vaga, pois há dois tipo de requer pensão por morte. ADMINISTRATIVA e JUDICIALMENTE. ADMINISTRATIVAMENTE você terá que que ter os seguintes documentos: Certidão de óbito, Carteira de Identidade e CPF do falecido, uma vez que a pensão por morte pode ser requerida pela esposa/esposo(viúvo(a)), por filho até idade que esteja comprovadamente provada que esteja cursando curso universitário, como por filho portador de invalidez. Aconselho a ir a uma Agência do INSS de sua cidade com os documentos que tem em mãos e se informar da necessidade de outros documentos. Caso seja negada a pensão por morte, aconselho a procurar um advogado da área previdenciária.

Pergunta respondida por Rosana Alves advogada de Parnamirim/RN em 06/07/2012

Prezada: A pensão por morte será rateada entre os dependentes legalmlente inscritos no órgão previdenciário, no caso mulher e filhos, os decumentos sao, certdião de óbito, CTPS com coprovação de dependêciac, certdião de casamento e nascimento dos filhos menores de 21 anos e inválidos de qquer idade, é só dirigir a INSS até o pz de 30 dias do óbito para que a pensão comece ser paga imediatmente, ou se passar disso, o tempo que ficar não será pago= obr e sd

Pergunta respondida por José Galvão Leite advogado de Guaratinguetá/SP em 06/07/2012

Comentários