Conheça nossos planos

Posso aposentar com 25 anos prestados?

Olá, trabalho á vinte e cinco anos em uma montadora de veículos ( 1988 até hoje. ), e todos os dias mecho com combustiveis, tenho 47 anos, minha aréa é insalubre. Posso pedir aposentadoria? Ou quanto falta se puder contar como insalubre? Presciso trabalhar mais quanto tempo? Obrigado. 20-11-2012

Pergunta feita por um usuário de Betim/MG em 20/11/2012


Respostas

Boa tarde! Pela descrição, a hipótese é de aposentadoria especial, concedida ao segurado que laborou, no caso, 25 anos em condições especiais que prejudicam a saúde ou a integridade física. A obtenção do benefício não é tão simples. Requer a manifestação de perito médico do INSS. A empresa deverá fornecer laudo técnico e perfil profissiográfico profissional (PPP) atualizado. Essa modalidade de benefício não exige idade mímima. De posse do documento, sendo a atividade num único empregador, de posse do documento fornecido pela empresa, é só dirigir-se a um posto de benefícios do INSS e requerer a aposentadoria. Lembro que os 25 anos precisam todos serem exercidos nessa atividade insalubre para que você tenha o direito. Caso haja entraves ou a perícia médica indefira o requerimento, é hora de contratar advogado especialista para ingressar na Justiça. Contudo, espera-se que tudo corra bem no seu caso. Se houver necessidade, colocamo-nos à disposição, desde já. Boa sorte!

Pergunta respondida por José Augusto Vieira advogado de Rio de Janeiro/RJ em 20/11/2012

É necessário para demonstrar a insalubridade que haja, no seu caso em metalúrgico, altos níveis de ruído durante esses 25 anos de laboro, solicite a emissão do PPP (formulário próprio do INSS) e um advogado especializado poderá lhe ajudar.

Pergunta respondida por Clarice Patrícia Mauro advogada de Campinas/SP em 20/11/2012

Comentários