Conheça nossos planos

» Direito Civil

O que posso fazer para bloquear um veículo que está no nome do meu marido?

Meu esposo financiou um veículo usado para um cunhado,o qual sumiu com o mesmo sem pagar qualquer prestação, mas o pior é que foi feito uma transferência do veículo para o meu marido. Não sei como isso foi feito porque esse cunhado usou um cadastro que o meu marido tinha numa concesionária. Esse veiculo está rodando por ai não consigo falar com esse cunhado, nem sei se ainda está com o veículo. Fiquei sabendo que o meu marido pode vir a ser preso como fiel depositário; como posso agir para fazer o bloqueio desse veículo? O que devo fazer?

Pergunta feita por um usuário de Peruíbe/SP em 07/06/2012


Respostas

Se foi feito uma transação de financiamento sem consentimento de seu marido por seu cunhado e o carro encontra-se em local incerto e não sabido vá a uma delegacia e registre uma ocorrência, tanto contra o seu cunhado e pelo carro. Att. Ligia Neves

Pergunta respondida por Ligia Neves advogada de Mesquita/RJ em 10/06/2012

Senhora, se o veículo está em nome do seu marido, contrate um advogado para entrar com ação de busca e apreensão com pedido de liminar para o juiz enviar ofício para o bloqueio do veiculo, (bloqueio total entenda) quanto a prisão por depositário infiel, se tiver advogado ele saberá o que fazer para isto não acontecer, dirija se a Detran e requeira a segunda via dos documentos do veículo- boa sorte e sdç GLeite advogado

Pergunta respondida por José Galvão Leite advogado de Guaratinguetá/SP em 09/06/2012

Confesso que não entendi bem. Vou tentar responder sob hipóteses. Primeiro com relação a essa historia de prisão de depositário infiel ser não existe mais. O ordenamento pátrio não admite este tipo de prisão civil. Se o carro está no nome do seu marido, que ele peça na justiça busca e apreensão do veículo. Para existir essa transferência do veículo que a senhora coloca, é necessária a assinatura do seu marido. Se este não assinou, o seu cunhado falsificou. Cometeu um crime de falsificação de documento particular, no mínimo, pois dependendo do caso a situação descamba para estelionato. Tambem podera entrar com acao de danos morais e materiais, dependendo de algum prejuizo material, e' claro!

Pergunta respondida por Eduardo Marques advogado de Teresina/PI em 08/06/2012

Facinho, facinho, contrate um advogado e entre na justiça e peça a busca e apreensão do veículo, uma vez que o veículo está no nome do seu marido, bem como o financiamento, o juiz manda apreender o veículo e te entregar, se não souber onde ele está, o juiz manda expedir ordens de apreensão para todas as polícias (estadual, rodoviária e etc.), quem ver o carro é obrigado a apreender e entregar para seu marido. Quanto ao medo do seu marido ser preso, pode ficar tranquila, isso não dá mais prisão civil (só criminal, que tem todo um looooongo processo para terminar).

Pergunta respondida por Darrier Benck de Carvalho Dias advogado de Taubaté/SP em 08/06/2012

Vai na delegacia e faz uma queixa de roubo do carro. Pois se o carro foi financiado em nome do seu marido a ele pertence. Se o financiamento ocorreu de forma fraudulenta como vc diz que o seu cunhado financiou em nome do seu marido, sem o consentimento, o seu cunhado cometeu um crime também passivel de punição. O banco não poderia financiar em nome do seu esposo, sem a assinatura dele. Se o fez, agiu sem o devido cuidado, deve indenizar ao seu marido. Procure um advogado da sua cidade, se a segunda hipotese sem assinatura do seu marido, caracteriza fraude.

Pergunta respondida por Rosicler Regina Muller Moreira Antunes advogada de Curitiba/PR em 08/06/2012

Comentários